3 de fevereiro de 2011

LAMPEJOS DE LUZ SOBRE A CRIAÇÃO ANIMADA

Envia tua luz e tua verdade. Guiem-me estas mesmas.” — SALMO 43:3

     CONFORME os leitores deste blog têm reparado, Jeová Deus tem me dado “um espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento exato dele”, para que eu viesse a entender e transmitir de modo mais correto as verdades sobre Si e sobre seu Filho, o Cristo. (Efésios 1:17) Minha determinação de compreender e aceitar as novas verdades, que Ele havia mantido “escondidas” desde tempos remotos para serem reveladas nos dias atuais, tem sido bem sucedida. (Daniel 2:22) Sob a orientação do espírito santo de Jeová e através do meu estudo pessoal da Bíblia, tenho me 'assombrado' com o que tenho aprendido. — Atos 13:12

      Ao passo que as verdades me são reveladas, tenho ficado triste ao ver que as Testemunhas de Jeová, a única organização religiosa que conheci como sincera e que, corajosamente, leva o nome de Jeová, tenha se equivocado na compreensão de muitas verdades bíblicas. (Isaías 43:10; Atos 15:14) É chocante observar que até mesmo com referência a verdades simples, elas tenham preferido crer e ensinar o que elas gostariam que a Bíblia dissesse, desconciderando o que elas verazmente dizem. São verdades tão simples — mas importantes — que até mesmo um estudante iniciante da Bíblia consegue entender corretamente. Mas elas, desconsiderando as evidências, têm preferido insistir no erro. O que me leva a crer que aceitam o equívoco premeditadamente. (Mateus 22:29) Mas não nos cabe julgá-las. O julgamento pertence só ao Juiz designado por Deus, Jesus Cristo. E ele fará isso no seu devido tempo. (Mateus 7:1; Romanos 2:16) Individualmente, porém, podemos escolher acreditar somente na “verdade”. É esta que nos “libertará” dos erros. — João 8:32.

'Segredos guardados' até o dia de hoje
      Jeová instruiu Daniel: E quanto a ti, ó Daniel, guarda em segredo as palavras e sela o livro até o tempo do fim. Muitos o percorrerão, e o verdadeiro conhecimento se tornará abundante.” (Daniel 12:4) Já vivemos no “tempo do fim”. Assim, através de meu estudo pessoal da Bíblia, certamente, posso afirmar confiantemente que estou entre os “muitos” que 'percorrem os segredos sagrados de Deus' nas páginas da Bíblia. Em consequência direta disso, estou sendo abençoado por Jeová com 'abundante conhecimento verdadeiro'. Assim como as profecias de Daniel foram 'seladas', similarmente Jeová fez o mesmo com respeito a muitas verdades sobre o Gênesis.

      Você também, caro leitor, poderá está entre estes muitos que hoje encontram 'o verdadeiro conhecimento'. Como? Por também fazer pesquisas através de um regular e produtivo estudo pessoal da Bíblia. Naturalmente, nunca saberemos tudo (compare com Romanos 11:33), mas entenderemos o bastante para ganharmos “vida eterna” e para ajudar outros a também se beneficiar disso. — João 17:3

      Quais foram as muitas verdades que Jeová 'guardou em segredo', no 'Livro selado' até o nosso tempo? São muitas verdades pertencentes ao grupo das “coisas profundas de Deus” — especialmente sobre a criação. (1 Coríntios 2:10) Dentre estas verdades cuidadosamente escondidas dos 'sábios e intelectuais', há alguns dos aspectos delas que Jeová, por meio de seu espírito santo, achou por bem, ao que tudo indica, revelá-las à mim, neste tempo. (Mateus 11:25) Não que eu seja melhor que ninguém, mas talvez seja devido ao fato de que os que deveriam entendê-las, taparam seus ouvidos, por assim dizer, a essas novas revelações. O fato é que, conforme os leitores têm notado, Jeová tem me enviado lampejos de luz sobre o relato do Gênesis.

      O espírito santo, qual “ajudador” ao entendimento correto, tem me feito entender que o “princípio” de Gênesis 1:1 é o mesmo que os 'seis dias' de criação apresentados ali. (João 14:26; Gênesis 2:1, 4) Cada um destes 'dias', de acordo com os métodos de contagem dos Deuses, possivelmente representa “mil anos”, segundo nosso cômputo do tempo. (Salmo 90:4; 2 Pedro 3:8) Isso significa que “os céus e a terra que os Deuses criaram foram os céus atmosféricos de nosso planeta. E a “terra” que eles criaram foi a parte seca — o solo produtivo ou continentes — de nosso planeta, que era quase 100% água. Este entendimento mais correto pode indicar claramente duas coisas: (1) que o universo com suas estruturas galácticas e sistemas estelares e planetários não foram, como é crido equivocadamente até hoje, criados por Deus. Também, (2) que o “princípio” — os 'seis dias criativos' — remontam a menos de 15 mil anos no passado de nosso planeta. — Jeremias 10:12, 13.

      Se esta é a verdade — e é — quem criou os dinossauros e outras incontáveis formas de vidas que indubitavelmente pulularam neste planeta antes do “princípio”? Jeová e todos os milhões de Filhos angélicos — os deuses — a princípio suspeitaram da existência de vidas anteriores. Mas só após evidências concretas vieram a provar a existência de tais vidas. Após busca e pesquisa cuidadosas, inicialmente por volta do fim do primeiro dos seis “dias” criativos, acharam as evidências. Nada sabiam dessas vidas animadas anteriormente. Mas já que as acharam, o que eles fariam agora? É com imensa alegria e prazer que vos transmito o que o espírito santo me fez ver, a saber: a verdade acerca destas coisas! Jeová lançou lampejos de luz sobre esta, que era uma das coisas que foram “escondidas desde a fundação”, ou “princípio” do mundo. — Mateus 13:35.

Lampejos de luz — no “primeiro dia”
      Era por volta de meados do “primeiro dia” criativo quando certos Filhos de Deus — os deuses — finalmente obtiveram êxito em suas buscas por uma confirmação de vida pré-existente à sua chegada a este planeta. Eles, que têm o domínio de todas as ciências — ciências estas a que nós, seres humanos, só agora, neste último século, começamos a utilizar — sabiam que a possibilidade de ter havido vida neste planeta anteriormente era imensa. Hoje, nós também sabemos que, caso encontremos um planeta em alguma estrela e que este venha a possuir água em estado líquido — nem que seja só um pequeno lago — comemoraremos um grande achado. Quanto mais os Deuses, que acharam um planeta com superabundância de água.

      Ao passo que eles manipulavam a grossa camada de poeira e cinzas vulcânicas existentes naquela atmosfera espessa, no “primeiro dia” de criação, a “luz” do sol lá fora penetrava gradativamente aquela atmosfera e iluminava a superfície das águas deste planeta (de fato, esta, que foi a primeira das tarefas de criação, só se concretizou eficazmente durante o “quarto dia”, quando todos os corpos celestes passaram a ser vistos nitidamente pelos milhões de olhares felizes, desde a superfície do planeta — Gênesis 1:3-5, 14-19). Ao passo que a luz clareava gradativamente, as buscas por evidências só aumentava. Daí, certo dia anunciaram com imensa alegria o primeiro achado.

Ao que tudo indica, os Deuses encontraram os restos
mortais de todos os seres que viveram antes da criação
      Deuses mergulhadores trouxeram das profundezas das águas um fóssil mumificado do que parecia ser um ser animado de solo seco e não das águas. Ademais, o ser estava cuidadosamente envolto em amarras, o que dava evidências de que algum outro ser, de certa inteligência, o havia sepultado no solo. A alegria que tomava de conta dos Deuses era agora arrebatadora. Eles, que a princípio tencionavam colonizar o planeta, agora viam novas possibilidades diante de si! Esse lampejo de luz lhes animara para mais trabalho.

      Este foi apenas o primeiro de muitos outros corpos mumificados que acharam. Por volta do fim daquele “primeiro dia”, a “luz” solar que havia penetrado aquela atmosfera durante todo este tempo ficara retida, causando um relativo 'efeito estufa' no planeta. Este efeito fazia as águas evaporar à atmosfera. Tinha início, portanto, a segunda etapa de trabalhos — sim, o “segundo dia” de 'criação dos céus' havia começado e, com este, novas possibilidades de se encontrar mais corpos mumificados. Seria assim devido ao fato de que a terra seca — o solo produtivo — apareceria sequencialmente, conforme a evaporação prosseguisse no decorrer deste segundo milênio de trabalhos. — Gênesis 1:6-8.

Lampejos de luz — do 'segundo ao sexto dia'
Antes do "princípio" a "terra era sem forma e vazia"
 - Gên. 1:1, 2
      Assim que apareceu o solo seco — gradativamente — e, com ele tudo o que outrora tinha sido enterrado nas águas empoladas, ficava mais fácil o trabalho de buscas por fósseis e outras evidências de possíveis civilizações pré-existentes ali. (Gênesis 1:9, 10) Queriam saber se existiu vida inteligente e, subsequentemente, seu grau de evolução na corrente do tempo. Pelos seus cálculos, desde àquela devastação a que possivelmente teriam visto desde seu mundo original (aquela que aniquilou os dinossauros e toda a vida de então, a mais de 60 eternidades) houve tempo suficiente para a vida ressurgir e evoluir à inteligência. Mas, como eu disse aqui, precisavam de provas.

      Por fim, conforme a terra seca ficava cada vez mais aparente e esta secava-se, foram vasculhar no pó do solo, em todas as terras ao redor do planeta e, consequentemente, centenas de milhares de corpos mumificados eram resgatados a todo tempo. Estavam tão degradados que já estavam virando o próprio pó da terra. Mas Jeová saberia exatamente o que fazer agora com o código genético deles. Ele tinha à sua mão toda a sabedoria sobre os processos de manipulação do genoma da vida — de qualquer vida — e, no Seu devido tempo iria recriar aquelas vidas. Os Deuses se maravilhavam com a quantidade de múmias fossilizadas que encontravam no pó do solo. Ademais, havia uma ligeira semelhança entre as múmias e Eles mesmos.

Milhares de corpos de pré-homens foram
resgatados desde o "pó do solo".
      Porém, Jeová sabia, mais que ninguém, que, antes de recriar a vida animada que havia resgatado no solo seco — centenas de milhares de espécies diferentes —, teria de criar primeiramente a vegetação que seria de vital importância à sustentação destas vidas. Assim, também durante o “terceiro dia”, Jeová “deu a ordem” e os Deuses a executaram. Passaram a semear a terra. (Gênesis 1:11, 12; Salmo 148:5) Muitas das sementes foram manipuladas pelo genoma mas a grande variedade da vegetação da terra seca passou a vingar naturalmente, sob a orientação perita dos anjos.

      Com o crescimento da vegetação, veio à existência o processo natural, bem conhecido por nós, humanos, como o processo da fotossíntese. Assim, a atmosfera do planeta completou-se seu equilíbrio, e veio a tornar-se exatamente como a conhecemos hoje. Assim, no “quarto dia”, a atmosfera era tão límpida que, finalmente, conseguiam ver claramente todos os corpos celestes. Jeová referiu-se a tais como “luzeiros”. Assim, por manipular a atmosfera durante mais de três mil anos de estrênuo trabalho, os Deuses foram os responsáveis diretos pelo aparecimento dos luzeiros “na expansão dos céus”. Portanto, neste sentido, eles 'criaram' o sol, a lua e as estrelas.

Os Deuses criaram tudo, mesmo as aves,
após encontrarem o ADN de todos eles nos
restos mortais da vida pré-criação
      Então, chegara o “quinto dia”, e Jeová finalmente começou a criar criaturas animadas. Primeiramente ele encheu os oceanos, mares e lagos com toda espécie de alma vivente. Eles, os deuses responsáveis pela manipulação dos genes, causaram que as 'águas produzissem' toda espécie de vida marinha — mesmo as novas espécies que viriam à existência a partir delas pelos séculos dos séculos. Sequencialmente, os Deuses criaram também toda espécie de aves que 'voavam na face dos céus'. Haviam coletado todas as espécies mumificadas no pó do solo e manipulado o ADN (ácido desoxirribonucleico — as partículas básicas das criaturas viventes). Jeová as criou a todas com suas faculdades de procriação, “segundo as suas espécies”. — Gênesis 1:20-23.

      No início do sexto dia, novas criações animadas foram produzidas por Jeová. Ele disse: “'Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.' E assim se deu.” (Gênesis 1:24, 25) Igualmente, todas as espécies produzidas vieram da manipulação do código genético dos restos mortais mumificados das coletas que fizeram no pó do solo.

Lampejos de luz sobre a criatura 'semelhante aos Deuses'
      Os Deuses aguardavam ansiosamente pela próxima criação. Muitos deles certamente não sabiam detalhes sobre como Jeová criaria aquela espécie. Sabiam que em 50 eternidades (1 milhão de anos é o equivalente a uma eternidade) aquela espécie não atingira por si só um grau esperado de inteligência. Então, pra que criar uma espécie exatamente igual? Subitamente, Jeová comunica a todos: “Façamos o homem [’a·dhám] à nossa imagem, segundo a nossa semelhança”. Então, munido do código genético de um dos corpos resgatados do pó do solo de uma espécie que Jeová agora passaria a chamá-lo de “homem”, e manipulando este com um exemplar de código genético de um doador angélico, criaram o homem 'à imagem dos deuses'. — Gênesis 1:26.

      Repare que, com respeito a toda espécie de vida vegetal, Deus disse que 'a terra as fizesse brotar'. Com respeito às criaturas marinhas, voadoras e animais terrestres, Deus disse que 'se produzissem'. Mas com respeito àquele que seria à semelhança dos Deuses, o homem, Deus disse: “façamos”. Sim, o homem era uma criação especial dos Deuses. Tempos depois, à partir de uma amostra de DNA do próprio Adão [Homem Terreno; Humanidade; duma raiz que significa “vermelho”], Jeová Deus criou uma companheira para ele, a mulher, Eva [Vivente; pelo visto, palavra aparentada com o verbo hebraico hha·yáh, “viver”]. Ela também, através do homem, levava consigo o mesmo gene dos Deuses. Eles eram da mesma semelhança Deles. — Gênesis 1:26, 27;

Os Deuses conheciam tudo sobre o ADN da vida
      Agora sim, o mistério estava respondido plenamente. Agora os anjos sabiam que, deste modo, aqueles homens da terra atingiriam a inteligência bem rápido. É por isso que nós, seres humanos, num curto espaço de tempo — em menos de 'uma semana' (segundo o sistema de cômputo do tempo divino) — atingimos nosso grau de inteligência hoje conhecido. Nós mesmo estamos, semelhantemente aos nossos Criadores, vasculhando o universo em busca de mundos habitáveis. Somos tão curiosos quanto eles. Isto se dá devido ao fato de estarmos sendo guiados pela mesma inteligência deles, implantada em nós por ocasião da fusão dos genes, embora atualmente ainda em pequeno grau.

      Adão fora criado diretamente do “pó do solo” ao passo que Eva não. O genoma de Adão foi retirado de uma das múmias fossilizadas de um pré-humano da terra. Também neste sentido, estamos desvendando, através de pesquisa e estudo (ciência), os mistérios dos habitantes da terra que costumamos referir-se a eles como Homo sapiens. Sim, é verdade! Eles foram nossos ancestrais graças a este milagre da fusão de genes na criação. Não fosse a intervenção de Deus, nós nunca existiríamos uma vez que todos os Homo sapiens haviam perecido numa catástrofe aniquiladora que certamente os acometeu em algum ponto na corrente do tempo não tão distante da chegada dos Deuses à este planeta.

      De modo que encontramos — iguais aos nossos 'pais' divinos — muitos fósseis de vidas 'pré-históricas' através da ciência da arqueologia. Estes fizeram parte da vida que foi obliterada numa catástrofe a nível global. Catástrofes assim são raras mas agora nós temos relatos de duas delas: uma destruiu a era dos dinossauros e esta última aniquilou toda a nova vida que gradualmente evoluía no decorrer das eternidades, inclusive as de nossos antepassados genéticos.

Mais lampejos de luz por vir
Deixe-se iluminar pelas verdades
bíblicas.
      Mas agora estamos aqui, graças a Jeová e a todos os seus Deuses filhos, que, após manipular o código genético de uma das espécies de Homo sapiens desenterrado do pó do solo e tê-lo fundido com uma amostra de gene divino, 'soprou em nós o fôlego de vida' e, assim, metade Homo sapiens, metade ser divino, 'tornaram-se alma vivente', superior à qualquer meio-antepassado de anteriormente. (Gênesis 2:7) É muito provável que, fisicamente, Adão e Eva, inicialmente, se assemelhassem muito com os Homo sapiens e isso seria de se esperar. Mas, conforme o tempo passasse, Jeová sabia que adquiririam uma nova aparência. Jeová até mesmo teve como propósito “tomar” para si uma amostra da sétima geração do homem, logo após seu 'dia de descanso', e levá-lo consigo.* Fomos verazmente 'feitos maravilhosamente'. (Salmo 139:14) Esta é a mais pura verdade verdadeira.

      Bendito seja Jeová Deus que, no seu próprio tempo e a seu próprio modo, tem revelado estes assuntos que estavam cuidadosamente escondidos dos nossos antepassados mas que agora as revela aos seus pequeninos. Sim, Jeová, através do espírito santo e do meu estudo pessoal da Bíblia, tem 'enviado sua luz lampejante e sua verdade.' E eu tenho dito: “Guiem-me estas mesmas” — Salmo 43:3.

_________

*Futuramente, revelarei aqui sobre os lampejos de luz que me vieram sobre o caso Enoque, pai de Metusalém. Jeová o “tomou” para si. De que forma e para onde foi Enoque? Breve você saberá#. — Gênesis 5:21-24.

#Matéria agora disponível. Clique aqui.