27 de agosto de 2012

1914 – UM ENSINO PRESTES A DESAPARECER


T
ENHO EVIDENCIADO aqui o quanto Jeová está disposto a cumprir certa profecia registrada na Bíblia por seus profetas inspirados. O tipo de profecia que estou falando aqui é a que ainda não se cumpriu ao pé da letra por que tem sido impedida de ser cumprida. Pode algo ou alguém impedir o cumprimento de profecias proferidas pelos próprios Deuses Todo-Poderosos? Sim, mas não por muito tempo. Refiro-me a predições da seguinte categoria:

E quanto a ti, ó Daniel, guarda em segredo as palavras e sela o livro até o tempo do fim. Muitos o percorrerão, e o verdadeiro conhecimento se tornará abundante.” — Daniel 12:4.

E depois terá de acontecer que derramarei meu espírito sobre toda sorte de carne, e vossos filhos e vossas filhas certamente profetizarão. Quanto aos vossos homens idosos, terão sonhos. Quanto aos vossos jovens, terão visões. E até mesmo sobre os servos e sobre as servas derramarei naqueles dias meu espírito.” — Joel 2:28, 29.

   Através desses textos,1 Jeová, os Deuses santos, profetizaram que “toda sorte de carne” seriam ungidos com o espírito santo para ‘percorrer’ as páginas da Palavra dos Deuses — a Bíblia Sagrada — e extrair dali ‘abundante conhecimento’. Jeová afirmou que, dentre os benefícios adquiridos com a unção por espírito, ‘seus filhos e filhas profetizariam’. Cumpriram-se estas profecias? Com o início da pregação de Cristo e estendendo-se até seus apóstolos do primeiro século, fora cumprida na íntegra a profecia. (Atos 2:14-21; 21:4; 1 Coríntios 12:10) No entanto, há necessidade de um segundo cumprimento delas nos cristãos que, bem semelhante àqueles cristãos, também vivem na iminência de uma “terminação [de um] sistema de coisas”. — Mateus 24:3; Hebreus 9:26.
   Diferentemente daquela época, quando os cristãos não tinham um Corpo de Governantes sobre os cristãos, atuando como ‘amos da fé dos crentes’, a profecia cumpriu-se em todos os cristãos. (2 Coríntios 1:24) Têm sido diferente nos tempos atuais. Com a criação de um grupo de homens poderosos sobre as testemunhas de Jeová da atualidade — um Corpo de Governantes — os membros cristãos foram impedidos de ‘percorrer’ as Escrituras, bem como também ‘profetizar’. Estes homens, usurpando os direitos legais de todos os cristãos, transformaram-nos em apenas pintores de parágrafos. Não podem ‘percorrer as Escrituras’ com suas próprias “faculdades de raciocínios”, muito menos profetizar — divulgar — o que o “espírito dos Deuses santos” lhes faz ver através de seu pessoal estudo das Escrituras. — Daniel 4:8, 9; Romanos 12:1.
O espírito exerce pressão e poder
   Independente do que faça essa classe de ‘espancadores escravo mau’, (Mateus 24:48, 49) não podem impedir cumprimento de profecias indefinidamente. Eles não têm tanto poder assim. O poder de todos os Deuses santos — sobretudo do mais novo Deus-Jeová: o ressuscitado Senhor Jesus — é infinitamente superior e garantidor do cumprimento certo de suas predições. Ademais, o próprio espírito exerce pressão e poder maior que o deles. Assim, nós, membros não pertencentes ao Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, tendo sido ‘liberto pela verdade’ (o Deus ‘Jesus é a verdade’ — João 1:1; 8:32; 14:6), fomos suscitados agora para sermos verdadeiramente cristãos, que são capazes de ‘percorrer as escrituras’, de extrair dali o ‘abundante conhecimento’ e, por fim, ‘profetizar’ ao mundo. Que verdades o espírito santo, estando ativo em nós, tem nos feito entender para hoje? São muitas! Temos exposto a todas aqui neste blogue e em nossa revista da verdade, a revista A Continela — e a cada dia mais luz se faz lampejar, à medida que percorremos as páginas do livro sagrado. Um dos resultados esperado já tem acontecido: mais irmãos, imbuídos do mesmo desejo, de ser cristão dirigido pelo espírito, tem se apresentado e Jeová os têm também ungido. Pela primeira vez, Testemunhas de Jeová de todo Brasil, antes confinadas à classe de leigas, têm compreendido e aceitado sua missão genuína. Doravante, muitas tem se tornado Testemunhas dos Deuses Santos e profetizado novas verdades, como nós fazemos e propomos que todos façam. Veja o seguinte exemplo:



   O irmão Paulo Vicentini, do blogue Em busca do conhecimento exato da verdade,2 se apresentou para providenciar melhor entendimento sobre o tempo do fim do atual mundo e sobre o tempo do início do reinado do Cristo, entre outros conhecimentos novos e bíblicos. Diante do que temos lido das exposições do irmão, percebe-se que muitas doutrinas tidas hoje como verdades pelos do Corpo dos Governantes, terão de ser relegadas à categoria das ex-verdades. Um dos mais bem conhecidos ensinos promovidos por aqueles homens é sobre a data de 1914 EC. Dizem que aquela data marca o ‘início da presença de Cristo no poder do reino’. Acreditam que, a partir daquele memorável ano, entramos nos “últimos dias” deste sistema de coisas. Mas o irmão apresentou refutações tão lógicas contra essa crença que acho difícil alguém discordar. A doutrina de 1914, portanto, está fadada ao descrédito total por parte do povo de Jeová. Sim, está prestes a desaparecer! Quem se habilitaria a refutá-la? O Corpo dos Governantes bem que poderiam.
_____________
  1Ambas as citações são da Tradução do Novo Mundo, publicada por nós Testemunhas de Jeová.
  2Acesse o blogue do irmão aqui.

10 de agosto de 2012

VOCÊ ACREDITA EM MILAGRES?




“Milagres, por definição, violam os princípios da ciência.”
— RICHARD DAWKINS, EX-PROFESSOR DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE OXFORD, INGLATERRA.
“Acreditar em milagres é completamente racional e de forma alguma desmerece a fé religiosa. Os milagres são sinais do amor e da contínua preocupação [dos Deuses] pela criação.” — ROBERTA. LARMER, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE FILOSOFIA.

E
SSA é a pergunta formulada por uma de nossas revistas este mês — A Sentinela de agosto de 2012. Imediatamente após sua introdução, a revista se propõe a sanar três objeções bem comuns hoje. (veja o quadro logo abaixo) Interessantíssimo é que ela mostra que o fato de termos aeronaves, voando a todo instante nos céus e levando passageiros, é um exemplo de milagre. E na verdade é mesmo um milagre — um milagre da tecnologia científica. Porém, por definição, ‘milagre é tudo aquilo que acontece — causado por alguém — e que não é compreendido pela mente humana’. Assim, a Bíblia é um livro de milagres. Nela encontra-se registrados miríades de milagres feitos pelos Deuses santos. Jesus é, dentre todos os Deuses santos, o que mais fez milagres entre a humanidade. As pessoas ficavam ‘pasmas’ e ‘arrebatadas’ diante dos milagres realizados por ele! Assim, se você acredita em Jesus, há de acreditar em milagres. — Mateus 9:33. Marcos 2:12.
   Neste sentido, vejamos um milagre que acabou de acontecer — um acontecimento maravilhoso, ocorrido na madrugada da última segunda feira (horário de Brasília) e que foi aclamado pelos cientistas como tendo sido um 'milagre de engenharia'.1 Estamos falando do pouso em solo marciano da mais nova sonda robótica da Agência Espacial Nacional Americana (NASA, na sigla em inglês) — o jipe Curiosity — Curiosidade, em português.
Pouso milagroso do Curiosity em Marte
   Será mesmo que podemos chamar esse fato de milagre? Sim, podemos! Este, na verdade, é um tipo de milagre muito mais difícil que fazer um avião voar. Vivemos hoje em tempos de muitos milagres tecnológicos e ainda veremos muitos mais! ‘O ruim de tudo isso’, têm comentado os apreciadores desse tipo de milagres, ‘é que uma vez que se sabe como tudo é feito, deixa de ser milagre e torna-se algo corriqueiro’. Independente disso, porém, isso nos leva à reflexão: “Será que há nas páginas da Bíblia algum tipo de milagre que, semelhantemente aos milagres atuais, pode ser hoje explicado de alguma forma?” Vejamos.
Milagres bíblicos que hoje se pode compreender
   Já faz algum tempo que nós, as Testemunhas dos Deuses Santos (também conhecidas como Testemunhas de Jeová) temos estudado meticulosamente o livro do Gênesis. Escolhemos estudar este livro por uma simples razão: só ele narra o início de tudo e sobre o significado deste tudo. Assim, é ali que se encontra registrados os primeiros milagres bíblicos e, para obtermos a compreensão deles, nos revestimos do “espírito dos Deuses santos”. (Daniel 4:8) Os Deuses sempre quiseram que ‘buscássemos o entendimento’ acerca Deles todos! (Provérbios 9:10) Concordemente, ao compreendermos o Gênesis, temos anunciado ao mundo que o primeiro milagre registrado na Bíblia é aquele registrado em Gênesis 1:1, que diz:
No princípio os Deuses criaram os céus e a terra”.
   Por milhares de anos, porém, líderes e governantes religiosos veem ludibriando os crentes leigos, ensinando-lhes mentiras absurdas sobre o que significa o “princípio”, o que são “os céus e a terra” e, principalmente, quantos Deuses “criaram”, bem como de que forma foram ‘criadas todas estas coisas. (Efésios 3:9) Concordemente, nós temos confiado inteiramente em Jeová para compreendermos estas coisas. Assim, a mais nova revista da parte de Jeová, A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos, tem sido produzida e despachada aos assinantes dela como a porta-voz dessas verdades. Foi também ali, no Gênesis, que encontramos o primeiro milagre tecnológico feito pelos Deuses. Trata-se do que encontra-se registrado em Gênesis 1:2, que diz:
Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e o espírito dos Deuses movia-se por cima da superfície das águas.— itálico meu.

O "espírito" que se movia sobre as águas
   Enquanto que os líderes e governantes religionistas, imitando o pai deles, ‘têm cegado as mentes dos crédulos e incrédulos’ por contarem mentiras deslavadas sobre o que era o “espírito” e de que forma ele “movia-se por cima da superfície das águas”, (2 Coríntios 4:4; João 8:44) as Testemunhas dos Deuses Santos têm divulgado a verdade acerca desse milagre. Entendemos que o “espírito”, na verdade, era uma imensa aeronave, vinda das profundezas do espaço interestelar e que trouxeram os Deuses astronautas a este planeta. Aquele foi um milagre fenomenal, feito pelos nossos Criadores. Eles atravessaram longas distâncias, desde o planeta deles até o nosso, e, para darem início aos seis dias de criação — o princípio — penetraram a atmosfera do planeta. Como só havia água na superfície, pousaram sua aeronave ali mesmo.2 Que milagre fantástico! Não concorda que este pouso foi de maior importância para nós, humanos, que o pouso do jipe-robô em marte? Certamente! Graças ao pouso da aeronave celestial aqui, adquirimos vida.
   Você tem tirado benefícios dessas revelações sagradas? Tem mostrado gratidão aos nossos Deuses santos? Fará bem em considera mais milagres da parte de nossos Deuses. Nós mesmos, as Testemunhas dos Deuses Santos, somos, por profetizarmos por eles, verdadeiros 'milagres no meio de vós’. — Leia Isaías 8:18.

_______________
1 Veja a matéria veiculada no jornal O Estado de São Paulo.
2 Vejas a página 12 de A Continela de fevereiro de 2012

1 de agosto de 2012

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E A EVOLUÇÃO


AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E A EVOLUÇÃO

D
ESDE QUE NÓS, as Testemunhas de Jeová, passamos a ver a evolução das espécies com outros olhos, (isso ocorreu neste ano) muito já foi publicado sobre esta nossa mais nova fé. Por exemplo: 
  • O código genético do macaco Bonobo foi sequenciado e, como já esperado, evidenciou que ele é ‘nosso parente bem próximo’, geneticamente falando;1 
  • Não existe um “elo perdido”;2 
  • Os animais, diferente do que sempre se pensou, também têm consciência;3 entre outras boas novas científicas.

Muitos religionistas ainda prefere a cegueira espiritual por acreditarem em líderes religionistas. Mas nós Testemunhas de Jeová saímos na frente. Decidimos aceitar a evolução das espécies como a mais perfeita e nova verdade. Ela é perfeitamente conciliável com a também verdade     a criação. Assim, com o objetivo de ajudar muitos outros irmãos que ainda não atentaram para estas verdades  pois seguem à risca o que mandam seus líderes governantes  Jeová proveu esse excelente artigo: A Vida  Qual a Sua origem? A Evolução ou a Criação? em A Continela de agosto de 2012.
Um detalhe muito importante que nós Testemunhas de Jeová chegaremos a ver após ler o artigo é a de que o livro de mesmo título, mas publicado a 30 anos atrás, está ultrapassado e deve ser tirado imediatamente de circulação.

__________
  1 Interessante é ver que este resultado foi diferente do que foi feito a quase dez anos atrás. A revista Despertai! (22/12 2003 página 29) Orgulhosamente publicou o seguinte resultado:
O abismo entre homem e macaco
Recente exame seqüencial do DNA de chimpanzés, de orangotangos, de certos primatas e de macacos da espécie Rhesus revelou que seu genoma é mais diferente do genoma humano do que os cientistas pensavam. “As diferenças de DNA que separam o homem dos macacos e outros primatas (e entre eles) não são nada pequenas, são grandes”, disse a revista britânica New Scientist. “Nos cromossomos há grandes omissões e grandes acréscimos”, explicou Kelly Frazer, da Perlegen Sciences, na Califórnia, EUA, a empresa de biotecnologia que realizou o exame. A revista definiu as diferenças como “um enorme abismo entre nós e os macacos”.
Agora, compare os resultado obtidos agora usando-se uma outra espécie de macaco. Duvido que a Despertai! Publicará este novo resultado.
  2 Isso faz muito sentido, afinal, o homem “não dormiu macaco e acordou Homo sapiens. A evolução foi um processo extremamente vagaroso”, disse o estudo!
  3 Essa descoberta fantástica, além de fazer sentido, é um tapa na cara dos que insistem no erro de achar que a evolução é uma fraude – os criacionistas. Veja a matéria.