30 de abril de 2013

ELES ‘FAZEM TRAMOIAS’!

“Dentro da minha casa não morará quem fizer tramoia. Quanto a qualquer falando falsidades, não ficará firmemente estabelecido Diante dos meus olhos”. — Salmos 101:7.


R
Gerrit Lösch do Corpo dos Governantes das Testemunhas
de Jeová discursando "ao vivo, online e via satélite"(?)
para todo o Brasil
ECENTEMENTE um membro dos do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová discursou para milhares de Testemunhas brasileiras utilizando recurso tecnológico de comunicação. Milhares de congregações se reuniram para assistir aquele que fora classificado de “discurso especial”. Eu, claro, estive presente e escutei tudo. Uma das coisas que se nos tinha avisado de antemão, através da leitura de uma carta vinda de Betel, era que o discurso se daria ‘ao vivo, via internet conectada a satélites’. Sim, fomos informados de que ‘tudo se daria por interligação online entre todas as congregações’. Neste ponto o orador que lia a carta aproveitou para elogiar nossa religião por ‘utilizar-se das mais modernas tecnologias para nos beneficiar’, acrescentando: ‘esta é uma das maravilhas que utilizamos e que nenhuma outra religião é capaz de fazer!’ 
   Eu sempre me impressionava com avisos como esse. Afinal, pensava: ‘interligar milhares de pessoas através da internet, onde tudo ocorre naturalmente (sem falhas de transmissão; sem quedas de internet ou mesmo de travamento de rede devido ao tráfico pesado de dados) é algo realmente muito maravilhoso e digno de elogios’. Entre nós, irmãos Tj’s, os comentários sobre este aspecto de nossa organização religiosa é de espantar e, como dizemos, ‘é um sinal de que seu funcionamento é realmente da parte de Jeová e dirigida pelo Seu espírito’! Na verdade, este aspecto é muito comentado e explorado desde a tribuna (púlpito, altar ou palanque) por anciãos e servos ministeriais como método para nos impressionar.
   Muitos irmãos — sobretudo os mais idosos e os desconectados da realidade tecnológica — ficam maravilhados mesmo sem entender nada do que seja a internet. Definitivamente este é um dos métodos muito utilizado pelos do Corpo dos Governantes com o intuito de nos manter orgulhosos, espantados e gratos pelos serviços prestados por eles. É uma forma de justificarem seus altos salários, mas, principalmente, de nos manterem sempre servis e obedientes a eles. Entretanto, até onde esse método tecnológico de comunicação é mesmo verdade? Será que nós, Testemunhas de Jeová, estamos dando indevidas atenção e crédito a um monte de mentiras? Sim, será que temos acreditado em ‘trabalhos fraudulentos’? — Compare com 2 Coríntios 11:13.
DISCURSO INTERLIGADO E ONLINE?
   Talvez muitos aqui possam corroborar com o que vou dizer. O discurso NÃO foi como afirmaram. Não existiu tal coisa como ‘ao vivo, online ou via satélite’. Tudo não passou de um truque enganador e mentiroso. A verdade é que ele fora gravado e despachado a todas as congregações, possivelmente em formato eletrônico, em MP4. Com isso, os do Corpo dos Governantes propagam uma mentira enganadora. Bastou apenas meia hora de observação do discurso e já deu para ver a verdade. Os dois anciãos que operavam o computador portátil (também chamado de Notebook) também eram cúmplices da mentira. Eles ficavam demasiadamente preocupados em esconder a verdade, de que o discurso era uma gravação. Ademais, bastou que o discurso travasse para que a mentira se tornasse evidente. Num determinado momento, também, eles tiveram que cortar, ou paralisar temporariamente a ‘conexão’, por uns 30 segundos. O discurso veio em duas partes fragmentadas e eles tiveram que teclar comandos no computador que estava conectado a um projetor de imagens. Era o fim da metade do discurso e início da outra.
   Também foi de bastante ajuda para que se desmascarasse por completo a trama quando o orador, o membro do Corpo dos Governantes, deu um ‘oportuno aviso’ a todos nós: ‘Este discurso está sendo transmitido ao vivo, online e via satélite a [tantas] congregações no Brasil. Eu o proferirei também no período da tarde, para que mais irmãos possam tirar proveito dele’. Pensei: "será que ele vai mesmo ‘proferir novamente o discurso' ou a gravação será novamente rodada?" Para sanar por completo essa minha dúvida, decidi assistir ao discurso também à tarde. O que acham que descobri? Acha que o irmão do Corpo dos governantes, que ‘discursava’ desde o Betel do Brasil, proferiu novamente o mesmo discurso que houvera proferido no período matutino?
   Numa tentativa de reproduzirmos as mesmas coisas que fizemos, por mais que digamos as mesmas palavras e tentemos fazer tudo de novo exatamente como dantes, jamais conseguiríamos uma repetição que sequer beirasse a perfeição. Foi o que eu esperava que ocorresse com aquela repetição do discurso. Mas não! Tudo era perfeitamente idêntico ao primeiro. Era apenas uma repetição da mesma gravação. Não havia absolutamente nada de diferente da primeira exibição. Até mesmo as falhas de interrupção e pausa para ativar a segunda parte, eram as mesmas. As únicas coisas realmente diferentes em tudo aquilo éramos nós, os espectadores.
HOMENS QUE ‘OPERAM SEGUNDO OS SATÃS’
   Assim sendo, da próxima vez que os anciãos de minha congregação lerem uma carta do Corpo dos Governantes, convidando-nos para assistir um “discurso especial” e que este seja ‘transmitido via internet e ao vivo para milhares de congregações, e que estas estejam interligadas via satélite’, não acreditarei. Ademais, vou chamar a atenção deste ancião desde meu assento, avisando-o que ele está contribuindo para a propagação duma inverdade, sim, dum engano religionista. É até capaz que eu advirta a todos contra as artimanhas e enganos do “homem que é contra a lei”,*# que “é segundo a operação dos Satãs, com toda obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos, e com todo engano injusto para com os que estão perecendo, em retribuição por não terem aceito o amor da verdade, para que fossem salvos.“ (2 Tessalonicenses 2:3, 9, 10; Compare com João 8:44) Jeová certamente odeia a mentira e não tolerarão o engano por muito tempo. Um Deles disse: “Dentro da minha casa não morará quem fizer tramoia. Quanto a qualquer falando falsidades, não ficará firmemente estabelecido Diante dos meus olhos”. — Salmos 101:7.
__________
  * Leia na íntegra a mais nova revelação dada pelos Deuses santos acerca desse assunto. Acesse e baixe A Continela de janeiro a março de 2013.
  # É uma pena que não gravei os dois discursos mas tirei umas fotos. Não me lembro da data ou do tema do discuro. Se alguém tiver alguma coisa e que possa esclarecer ainda mais esse fato, favor compartilhar com todos aqui.

21 de abril de 2013

DEPOIS DE UM “ACIDENTE”, A “SORTE GRANDE”!


“E Jeová, os Deuses, passaram a formar o homem do pó do solo.” O que isso significou? — Gênesis 2:7.


U
Reinaldo J. Lopes
M JORNALISTA DE CIÊNCIAS, ao abordar a questão evolutiva do hominídeo num de seus artigos para um importante jornal brasileiro, finalizou com o seguinte comentário: “A existência de uma única espécie de primata do nosso grupo hoje é um acidente evolutivo recente, da ordem de meras dezenas de milhares de anos. Sempre achei essa uma excelente razão para agradecer à nossa boa estrela e fazer jus a essa sorte grande.” Reinaldo José Lopes pode ser um excelente e brilhante jornalista de ciências e também autor de um livro, entretanto, para milhões de pessoas, essas suas palavras — sua inteira matéria, na verdade — não passam de insanidades e desvarios. Que razões levam estes muitos a pensarem desta forma? Nós veremos na conclusão deste artigo. Antes, porém, precisamos entender qual o significado da expressão “acidente evolutivo”, bem como entender o que vem a ser “essa sorte grande”, conforme mencionadas pelo jornalista.*
   Em síntese: Lopes indica aqui que a existência da raça humana, se deve a um “acidente evolutivo” e que este acontecimento ocorreu ‘recentemente’ — há apenas algumas “dezenas de milhares de anos”. Este “acidente” teria sido tão incomum, ou raro, que Lopes o chama de “sorte grande”. Será que a Bíblia, a Palavra dos Deuses santos, apoia tal ideia — defendida não só por ele, mas por todos os cientistas evolucionistas? Acha mesmo provável que tenhamos surgido duma casualidade, sim, de um mero “acidente evolutivo”? Se sim, como conciliar isso com a seguinte declaração registrada no livro do Gênesis, o primeiro dos atuais 67 livros canônicos da Bíblia: “E Jeová, os Deuses, passaram a formar o homem do pó do solo”? (Gênesis 2:7) Afinal, qual a verdadeira hipótese para a realidade de nossa existência? As respostas a este enigma certamente é de extrema importância para todos nós hoje!
A EVOLUÇÃO ESTÁ CONTIDA NA BÍBLIA?
   Embora que já por milênios, crentes — cristãos e outras vertentes do saber espiritual — tenham defendido que fomos criados pelos Deuses (ou por apenas um só Deus, como creem) não conseguiram solucionar vários mistérios ligados a este entendimento e que constam do registro sagrado. Segundo a regra de fé defendida por todos eles, o ensino de que a vida evoluiu ‘deve ser terminantemente evitada e tratada como uma tentativa de Satanás, o inimigo de Deus e dos homens, de desviar as pessoas da verdade’.# É verdade que o termo “evolução” não é mencionado na Bíblia. No entanto, se a buscarmos seriamente, encontraremos toda a ideia dela inserida ali! Isso não significa que, ao esbarrarmos nessa hipótese, tenhamos de escolher entre evolução e criação. Não, a Bíblia dá ampla margem para uma conciliação entre ambos os ensinos e que, ao fazermos isso, podemos ver claramente a inteira verdade diante de nós, brilhando como nuca antes! — Provérbios 4:18.
“Australopithecus sediba” de cerca de 2 milhões de anos
   Fomos nós, as Testemunhas dos Deuses Santos, quem primeiro chegou à verdadeira verdade acerca dos mistérios que rondam nossa existência aqui e devemos isso, óbvio, à ação do espírito dos Deuses sobre nós. (Daniel 4:8, 9; João 14:26) Para todos os religionistas, sobretudo para os líderes deles, as duas teorias são diametralmente opostas uma a outra e, por isso, inaceitáveis. Entretanto, para nós Testemunhas dos Deuses Santos, não é assim! Quando o espírito nos indicou que conciliássemos as duas, vimos diante de nós a mais maravilhosa das verdades já descoberta neste século! Para nós, as perguntas sobre como viemos a sermos humanos, não mais constitui um mistério.Δ Vejamos como as ideias escritas pelo jornalista Lopes, podem ser de grande ajuda para a plena compreensão e fortalecimento desta nossa fé.
UM ACIDENTE DE PROPORÇÕES CATACLÍSMICAS
   Defendemos que os Deuses chegaram a este planeta há apenas alguns milhares de anos atrás — talvez uns 12 a 13 mil anos! De fato, “Toda a Escritura” apoia essa nossa conclusão. (2 Timóteo 3:16) Sendo assim, é somente óbvio crermos que não foram eles que criaram, por exemplo, os dinossauros e todas as espécies de vida que existiram antes daquele período. 12 mil anos não é nada em comparação com a idade de nosso planeta, que é de aproximados quatro bilhões e quinhentos milhões de anos. Temos desenterrado inumeráveis fósseis de seres que um dia viveu aqui e que, literalmente, têm nos obrigado a reconstruirmos a história e que também nos obriga a revermos nossos conceitos religiosos. Não há o que temer. Temos de aceitar o fato de que a vida existiu aqui antes de os Deuses aparecerem no cenário e que esta só poderia ter vingado pela ação evolutiva.
   Devagar, mas constante, a evolução moldou e molda tudo ao nosso redor. Foi assim com os dinossauros e com o mamífero, que passou a dominar o planeta após a extinção deste, a mais de 60 milhões de anos atrás. A evolução executou modificações e aprimoramentos adaptativos num pequeno roedor até que ele viesse a se transformar, no decorrer dessas mais de 60 eternidades, no hominídeo, como o Australopithecus sediba, que teria habitado o planeta a 2 milhões de anos, como indica a matéria do jornalista Lopes. Segundo o que se sabe em ciências, o chamado Homo sapiens teria dominado o cenário planetário por uns 200 mil anos antes do período chamado no Gênesis de “no princípio”, que compreendeu os períodos de uns 12 a 6 mil anos atrás. (Gênesis 1:1) Se assim foi, o que então explica a inexistência de uma mente inteligente, capaz de executar as tarefas que só o homem moderno, pós “princípio”, consegue fazer? É aqui que reside todo o segredo e que explica o grande “acidente evolutivo” mencionado por Lopes.
   O relato do Gênesis indica que, quando Jeová, os Deuses santos, chegaram aqui, “a terra
Jeová, os Deuses, criaram Adão à partir de ADN
de um hominídeo, produto da evolução,
mas que jazia morto no pó do solo.
mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza.
” (Gênesis 1:2,
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas) Este texto sugere que, antes da presença dos Deuses aqui, houvera um cataclismo global — sim, um "acidente" — e que toda a vida evolutiva jazia morta. É bem possível que, a exemplo do que ocorrera com os dinossauros, a 65 eternidades atrás, um asteroide tenha novamente colidido com este planeta a poucos anos da chegada de Jeová aqui. O fato é que o planeta inteiro estava coberto por águas, uma nuvem espeça impedia a passagem de luz solar, e, embora que houvesse extensões de terras secas, estas eram “sem forma e vazia” no sentido de que não havia sequer um ramo de capim.
   Sem a energia vinda do sol, era impossível existir vida biológica. Esse cenário catastrófico, porém, haveria de mudar. Os Deuses iniciaram os “seis dias” — seis mil anos — de trabalhos. (Êxodos 20:11; Gênesis 1:31) Inicialmente ‘criaram os céus’ novamente. Este ato, diferentemente do que os religionistas insistem erroneamente em afirmar, significou, não que os Deuses criaram o universo, mas que eles ‘eliminaram as densas nuvens e camadas de pó vulcânicas que dominavam o planeta’. Com o fim dessas nuvens, a escuridão deu novamente lugar a um planeta banhado pela luz do sol. Obviamente, com a ação desta, as águas evaporavam e formavam as nuvens — como as que vemos hoje. Não havia mais “escuridão sobre a superfície das águas”. — Gênesis 1:2. Compare com Jó 38:30.
   Conforme o tempo passava e com a constante evaporação das águas, a terra seca, que antes jazia submersa, aparecia. A terra — os continentes — estava novamente pegando “forma”, como a que vemos hoje. Nos dois últimos dias dos seis dias de trabalhos, tudo estava terminado com respeito às ‘criações’ inanimadas. Daí os Deuses passaram para a última das etapas: criar a vida biológica, ou as criações animadas. No quinto e no sexto dia, os Deuses “criaram todas as coisas” viventes. (Efésios 3:9) E de onde tiraram a matéria prima para tal ato? Toda a vida fora ‘criada do pó do solo’, diz a Bíblia. (Gênesis 2:19) O que representou isso? Para os donos de corporações religionistas de hoje — ou de sempre — Deus ‘amassou barro, moldando-o no formato do ser a ser criado e, após alisar daqui e dali, soprou nele’. Simples assim? Essa interpretação lhe parece razoável? Se não, prepare-se para abraçar a verdade — a última verdade.
DE QUE MODO TIRAMOS A “SORTE GRANDE”?
   Quando as águas evaporaram a ponto de todas as extensões de terras, antes habitadas pelos Homo sapiens, emergirem, então os Deuses desenterraram multidões de corpos daquele “solo”. (Gênesis 2:7, 19) Utilizando-se das mais modernas tecnologias a seu favor, extraíram o ADN de todas as múmias. Trabalhando em laboratórios (o fato relatado da cirurgia em Adão para se extrair células-troncos para se criar Eva evidencia que havia um laboratório médico equipado com todo aparato tecnológico a serviço da medicina) trouxeram corpos biológicos vindos do ADN de todas as vidas — segundo cada espécie de vida desenterrada do “”. De todas as vidas criadas, o homem teve a “sorte grande” de ter sido escolhido como a única raça dentre as múltiplas raças de hominídeos anteriormente existentes. Obviamente, os Deuses Jeová manipularam o ADN da espécie mais aprimorada evolutivamente.



   Que estupenda e maravilhosa verdade se obtém da conciliação entre evolução e criação! Enquanto que os líderes religionistas, embriagados pelos seus próprios ensinos inventados, têm preferido seguir a mentira, nós, as ungidas Testemunhas dos Deuses Santos temos abraçado essa verdade! Os líderes religionistas — bem como todos os que ‘preferem escutar a este ao invés dos Deuses’ — são inescusáveis. (Atos 4:19; 5:29) Eles não têm razão em falar mal dos cientistas evolucionistas e tampouco da evolução. Estão na verdade cheios de “inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, invejas, . . . e coisas semelhantes a estas.” (Gálatas 5:20, 21) Por outro lado, quão sábios e poderosos são nossos Deuses! Quão grande foi a sorte que teve todo este planeta em ser localizado, visitado e trabalhado pelos Deuses celestiais! Depois de um acidente cataclísmico, quão bom é contar com um pouco de sorte, sim, com a “sorte grande! Louvemos nossos Deuses Jeová, elogiando-os de coração por tudo o que fizeram e fazem por nós, suas criaturas prediletas! — Salmos 111:1; Êxodo 15:2.

__________
  * Leia na íntegra a matéria de Lopes.
  # Embora que a Igreja Católica tenha emitido palavras no sentido de ‘acolher’ Darwin e suas suposições, nunca que aceitaram diretamente os ensinos dele e tampouco conseguiram enxergar a conciliação dela com o ensino da criação, conforme o Gênesis. Os membros do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, assumidamente inimigos dos da cúpula Católica e de outras entidades religionistas, vez após vez acusam a estes de ‘aceitarem a teoria da evolução’. Em muitas de suas publicações chegam a demonizar tais líderes por estes falarem em prol da evolução. Numa dessas matérias eles citam as ‘muitas contradições da teoria da evolução’ e, então, demonizam-na. (A Sentinela de 1 de setembro de 1994 — “A Evolução em Julgamento”) Na revista A Sentinela de julho de 2013, que todos nós ainda vamos estudar nos Salões do Reino, porém, vem com uma lista de muitos ensinos antes tido como verdadeiro, mas que deixarão de ser. Quanto a estes exemplos vivos de contradições sobre o que realmente é a verdade, eles jamais teriam coragem de fazer uma abordagem do nível que fizeram contra a evolução e suas 'muitas contradições'.
  Δ Em várias de nossas publicações, quer aqui neste website, quer na nossa revista da verdade, A Continela, temos explicado exatamente como uma conciliação entre evolução e criação é possível. Tome como exemplo a revista de agosto de 2012 (ct8P). Ela veio com a seguinte pergunta: “A Vida — Qual a Sua Origem? A Evolução ou a Criação? Leia-a aqui.
  Para uma abordagem pormenorizada do caos que se encontrava nosso planeta neste período, queira ler o artigo “A Criação dos ‘Espaços Abertos’.” e também A Continela de fevereiro de 2012.
  † Esta fase de trabalhos foi em cumprimento da ordem dada: “E os Deuses passaram a dizer: ‘Que venha a existir a luz.’ Então veio a existir a luz.” — Gênesis 1:3.
 ♣ Esta ação criativa está bem documentada nos seguintes artigos: “’Deus criou os céus’ – de que modo?” e “Que céus ‘declaram a Glória de Deus’?
 ♥ A ‘criação da terra’, conforme relato de Gênesis, em hipótese alguma representou — ou sequer Gênesis indica — que os Deuses criaram o inteiro planeta Terra, como equivocadamente interpretam os cegados líderes-profetas religionistas. Veja as seguintes matérias esclarecedoras da verdade: “’Deus criou . . . a terra’ — o planeta Terra?” e “Espírito Santo na Criação?
 ♠ Considere o seguinte artigo inspirado: “A Primeira Chuva Revela a Última Verdade
 ♦ Para uma abrangente e perspicaz explicação que envolveu a primeira cirurgia e outros eventos ligados aos primeiros homens ‘feitos do pó’, queira ler a revista A Continela de janeiro de 2012. Clique aqui.

10 de abril de 2013

O LIVRO DE ENOQUE – FAZ ELE PARTE DE “TODA A ESCRITURA”?

“Toda a Escritura é inspirada pelos Deuses." — 2 Timóteo 3:16.


D
Para os cristãos, o livro de Enoque fazia parte de
"toda a Escritura", que é "inspirada pelos Deuses"
ESDE QUE as palavras acima foram escritas e posteriormente lidas nas congregações cristãs do primeiro século, multidões de cristãos sinceros — os novos guardiões dos rolos sagrados — empenharam-se em proteger os rolos sagrados da corrupção que estava em andamento e que teve origem no núcleo do cristianismo.* Sabiam, desde sempre, quais livros (ou rolos) pertenciam ao conjunto de livros classificado por Paulo como “Toda a Escritura”. É somente óbvio imaginarmos que eles passaram a estimar muito todos os livros pertencentes a este grupo especial de livros santos. Paulo foi um exemplo no que diz respeito a utilizar os rolos para cumprir seu ministério. Por exemplo, mais à frente, na mesma carta que escreveu a Timóteo, Paulo o instruiu: “Quando vieres, traze o manto que deixei em Trôade com Carpo, e os rolos, especialmente os pergaminhos.# Paulo também deu instruções a Timóteo para que ele mesmo fizesse uso de “Toda a Escritura”! Ele disse: “Até eu chegar, continua a aplicar-te à leitura pública.” A leitura da Palavra dos Deuses era uma rotina entre todos os adoradores de Jeová, desde os primórdios da existência dos escritos sagrados. — 2 Timóteo 4:13; 1 Timóteo 4:13.
   Milhões de cristãos hoje se sentem abençoados de possuir nem que seja uma parte de “Toda a Escritura”! Com as inúmeras facilidades nas áreas das tecnologias, há pessoas hoje que possuem até mesmo vários exemplares e edições da Bíblia! Como Paulo, devemos cultivar um forte desejo de entender a fundo as Escrituras. No entanto, é hora de abordarmos aqui um assunto muito embaraçoso para os líderes religionistas e para os bilhões de crentes que têm preferido ‘seguir antes a estes que aos próprios Deuses santos, quais governantes’. É sobre o Livro de Enoque. (Atos 5:29) Fazia ele parte de “Toda a Escritura” no conceito de Paulo e dos cristãos do primeiro século? Atualizando a pergunta: Faz ele parte de “Toda a Escritura” hoje? O que tem dito e sustentado os líderes religiosos? Qual o conceito dos cristãos quanto ao livro de Enoque?
O LIVRO DE ENOQUE — É PARTE DE “TODA A ESCRITURA”!
   Todos nós sabemos muito bem que o livro de Enoque é tido pelos líderes religionistas — de todas as religiões – como uma ‘falsificação’. Que eles não aceitam o livro de Enoque, portanto, nunca foi novidade. Estão eles certos? Nós temos publicado aqui, vez após vez, que o livro de Enoque é da parte de Jeová e que ele constava dos “rolos” que os apóstolos e muitos cristãos daquela época tinham. Temos dito e dado evidências de que o livro de Enoque é realmente "inspirado pelos Deuses" santos. Temos apontado que, visto ter ele sido citado por alguns apóstolos, é prova o suficiente para que todos possam aceitá-lo e que possam integrá-lo às suas Bíblias hoje. Entretanto, os líderes religionistas, homens que não têm um compromisso sério com a verdade, tem se feito de surdos diante de nossos avisos. O que mais eles estão esperando? Por que não imitam a fé das Testemunhas dos Deuses Santos e também canonizem o Livro inspirado de Enoque? Será que as provas por nós apresentadas não bastam? Se eles respondem “não” a esta indagação sincera, vamos então apresentar mais um forte motivo.
UM NOVO MOTIVO PARA SE ACEITAR O LIVRO DE ENOQUE
   Já sabemos que o apóstolo Judas era um dos que tinham o rolo de Enoque. Inclusive, sabemos que em sua carta — que é canônica — Judas citou palavras ditas e escritas por Enoque em seu livro. Entretanto, esses iníquos líderes religionistas, que são embebedados pelo vinho da arrogância, não dão nenhuma consideração ao que Judas escreveu. Todas as suas palavra é: 'esse livro é falso'. (Salmo 10:4) É com imenso prazer, embora para a vergonha desses homens imbecis, que o espírito dos Deuses santos faz saber que Judas, em sua pequena carta, corajosamente incluiu o livro de Enoque entre todos os livros que Paulo singularizou como “Toda a Escritura”. Leiamos judas:
O livro de Enoque consta da sua Bíblia?
   “Amados, embora eu tivesse feito todo esforço para vos escrever a respeito da salvação que temos em comum, achei necessário escrever-vos para vos exortar a travardes uma luta árdua pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. A minha razão é que se introduziram sorrateiramente certos homens que há muito têm sido designados pelas Escrituras para este julgamento, homens ímpios, que transformam a benignidade imerecida de nosso Deus numa desculpa para conduta desenfreada e que se mostram falsos para com o nosso único Dono e Senhor, Jesus Cristo.” (Judas 3, 4, TNM) Observe que, ao instruir os cristãos a ‘travarem uma luta árdua pela sua fé’, Judas indica o motivo: as “Escrituras” predisseram, ou ‘designaram’, a vinda de “certos homens”. Estes “certos homens” eram os ímpios que se propagavam em seus dias e que iriam corromper a fé dos cristãos. Daí, na sequência, Judas cita os livros e rolos onde tudo isso estava, ou fora, ‘designado’. Vejamos.
QUE “ESCRITURAS” É QUE ‘DESIGNARAM’ OS “CERTOS HOMENS”?
   Inicialmente, Judas primeiro cita o relato do livro de Gênesis sobre a ‘libertação do povo do Egito’. Daí mencionou os ‘anjos que não conservaram suas posições originais’, pecando sexualmente com as mulheres humanas. Estas citações constam das “Escrituras”, tanto do livro de Gênesis quanto do de Enoque. Obviamente, visto que enoque viveu antes do dilúviu, foi ele quem escreveu sobre estas coisas em primeiro plano. (Gênesis 6:1-5; Enoque 7:1-15) Na sequência, após apontar o caso dos ‘sodomitas e gomorritas’, Judas aponta para um incidente envolvendo o “corpo de Moisés”. Você sabe em qual ‘Escritura’ é que este relato está escrito? Ninguém sabe. A que conclusão, pois, podemos chegar? Que há um livro perdido e que fazia parte das “Escrituras”.
O LIVRO DE ENOQUE FAZIA PARTE DAS “ESCRITURAS” QUE ‘DESIGNOU’ A VINDA DOS “CERTOS HOMENS”!
   Judas prosseguiu relatando casos como os exemplos de homens maus como Caim, Balaão e de Corá. Depois menciona o justo Enoque, o “sétimo homem depois de Adão”. Judas passa então a citar o livro de Enoque: “Eis que Jeová vieram com as suas santas miríades [de Deuses-anjos], para executar o julgamento contra todos e para declarar todos os ímpios culpados de todas as suas ações ímpias que fizeram de modo ímpio, e de todas as coisas chocantes que os pecadores ímpios falaram contra eles.” Certamente, podemos afirmar que todos estes “ímpios” apontados por Enoque em sua profecia de longo alcance, eram os “certos homens” que ameaçavam a fé dos cristãos dos dias de Judas. — Judas 4; Enoque 2:1.
Adquira já o seu exemplar do livro de Enoque!
Baixe-o aqui na Tradução dos Deuses Santos das
Escrituras Sagradas! 
   Após esta explanação, resta alguma dúvida de que o livro de Enoque deva hoje continuar fora do cânon de “Toda a Escritura”? Que tipo de espírito age nos homens que repelem o livro santo de Enoque? Não podemos dizer que tais homens têm o espírito dos Deuses, mas o espírito dos Satãs e também o dos demônios. O livro de Enoque, portanto, faz parte de “Toda a Escritura [que] é inspirada pelos Deuses”!Δ (2 Timóteo 3:16) As Testemunhas dos Deuses Santos, diferentemente dos homens que compõem hoje o “homem que é contra a lei”, de 2 Tessalonicenses capítulo 2, estimam muito o livro de Enoque. Elas até o canonizaram, estabelecendo um modelo de fé, coragem e amor pelo que é certo, a todos os que também tiverem este espírito!Deixe os líderes religionistas 'alimentarem-se da mesa dos demônios', mas tu vem conosco e alimente-se de "alimento sólido" posta na 'mesa dos Verdadeiros' Deuses, Jeová! — Hebreus 5:14; 1 coríntios 10:21.
__________
   Para maiores detalhes acerca dessa afirmação, aguarde a revista A Continela de janeiro a março ct13P.
   ”Rolos”: Lit.: “livrinhos”. Gr.: bi·blí·a; lat.: lí·bros, “livros”.
   Δ  Veja a revista A Continela de outubro de 2012. Baixe ela aqui: ct10P
   † Leia as seguintes matérias: “Um profeta rejeitado” e “O livro de Enoque”.


2 de abril de 2013

FOMOS CHAMADOS À SANTIDADE


“Santifiquem-nos na verdade: a vossa palavra é a verdade." — João 17:17.


P
OR QUE muitas pessoas pensam que a leitura da Bíblia é uma perda de tempo? Por mais que tentem, por que muitas delas não conseguem entender o que leem nem conseguem enxergar qualquer mensagem consistente em seu conteúdo? Há uma razão para isso. As Escrituras, a parte grega em especial, foram principalmente escritas para um grupo em particular. Sua mensagem concentra-se em assuntos de preocupação primariamente para eles. Observe a quem se dirige Paulo na introdução de sua Carta aos Romanos: “A todos os que estão em Roma, como amados de Deus, chamados para serem santos". (Romanos 1:7) Da mesma forma, na primeira Carta aos Coríntios: "À congregação dos Deuses que está em Corinto, a vós os que fostes santificados em união com Cristo Jesus, chamados para ser santos".— 1 Coríntios 1:2.
 
As Testemunhas dos Deuses Santos foram santificadas para uma obra santa

   Não raro, pessoas no mundo inteiro geralmente pensam que uma pessoa santificada representa, ou se refere, a alguém canonizado por um conselho da Igreja Católica Romana. Isso se dá devido a tais terem sido julgados como tendo vivido, ao longo de sua passagem aqui na terra, quase que 'sem pecado'. Às vezes são pessoas que prestaram serviço à Igreja ou que foram martirizados por sua fé. São mesmo estes os parâmetros que tornam uma pessoa “santa”, ou “santificada”?
   O apóstolo Paulo, que escreveu a maioria das cartas que compõem o chamado Novo Testamento, usou "santo" para designar “todos”, quando disse: “Empenhai-vos . . . todos . . . pela santificação sem a qual nenhum homem verá o Senhor.” De fato, "todos" ‘foram santificados’. (Hebreus; 12:14; 1 Coríntios 6:11) Muitos entendem erroneamente que a expressão: "chamados para serem santos" sugere que esta condição só é alcançável após a morte. Não surpreende que em algumas versões de Bíblias modernas, "serem", (Romanos 1:7) ou “ser”, (1 Coríntios 1:2), está em itálico. Tais métodos de inserção foram feitos por tradutores com o objetivo de que o texto transmitisse o que eles criam em particular. (Veja 1Co 4:6) Obviamente estas palavras, nem mesmo as ideias insinuantes delas, são encontradas nos manuscritos originais ou em traduções mais antigas.
   Temos fortes motivos para compreendermos que “ser santo” ou "serem santos", é algo principalmente para o presente. ‘Chamados para sermos santos’, portanto, aplica-se tanto no agora  no hoje , como na vida futura. Essa interpretação correta é confirmada na Carta que “Paulo e Timóteo” escreveram aos Filipenses. Eles escreveram "a todos os santos em união com Cristo Jesus, os quais estão em Filipos." Paulo e Timóteo não achavam que somente uns poucos  um grupinho especial  eram os “santos”. Eles sabiam da verdade: todos os cristãos em Filipos eram santos. De modo similar, todos os cristãos,  em todos os tempos , fomos igualmente "chamados à santidade", cabendo a cada um aceitar ou não a esse convite. Na verdade, para estarmos puros diante dos Deuses, temos de ser santos. O apóstolo Pedro, citando Levíticos, confirmou isso da seguinte forma: “Está escrito: ‘tendes de ser santos, porque nós somos santos’. 1 Pedro 1:16; Levítico 11:44.

O QUE É UM SANTO?
   “Santificar” é um ato ou o processo de tornar santo, de separar ou pôr à parte para o serviço ou uso de Jeová, os Deuses; estado de ser santo, santificado ou purificado. “Santificação” nos traz à atenção a ação pela qual se produz, se manifesta ou se mantém a santidade. Palavras derivadas do verbo hebraico qa·dhásh, e palavras aparentadas com o adjetivo grego há·gi·os, são traduzidas “santo”, “santificado”, “tornar [fazer] sagrado” e “separar”.
As TDS são compostas de
pessoas dentre as Testemunhas
de Jeová, de outras denominações
cristãs  e de outros
   Nossa língua, o português, inclui palavras de outras línguas  latim, alemão, francês, grego . . .. As Escrituras hebraicas alistam cerca de 8.000 palavras, enquanto que um típico dicionário em português alista mais de 400.000 palavras.* Em nosso dicionário recorremos a uma variedade de palavras para expressar tons sutis de significado. Muitas línguas não têm essa variedade e, não raro, têm apenas uma palavra com a qual expressar a ideia de um "santo", isto é, aquele que é "santificado", conforme expressa o hebraico. A palavra "são" vem do latim “sanctus”, a partir do qual derivam também as palavras “santificar” e “santificação”. "Santifica", usado na parte hebraica das Escrituras podem nos ajudar a entender o que a palavra "santo" significa. Coisas, dias, pessoas, e até imóveis foram santificados. Eles foram separados para uma finalidade específica na adoração de Jeová. O nome dos Deuses é o mais santo de todos e deve-se sempre pedir pela sua santificação  Mt 6:9; Ez 36:23.
   Aplicar esta compreensão do que significa ser santificado nos induz a ver o quão santos precisamos estar para que possamos ‘invocar o nome de todos os Deuses Jeová e sermos salvos’ por fazermos sempre isso de um modo santo, livre de impurezas espirituais. (Sal 80:18; Jl 2:32; Sf 3:9; at 2:21Ro 10:13) Assim, uma pessoa santificada é aquela que é santa, separada, santificada para a adoração e serviço aos Deuses santos.

AS TESTEMUNHAS DOS DEUSES SANTOS SÃO SANTAS, POIS . . .
   Embora produtos da evolução, fomos remodelados à imagem dos Deuses. Os Deuses ‘criaram o homem às suas imagens, segundo as suas semelhanças’. (Gen 1:26, 27) Esta é uma razão para que sejamos santos. Termos sido ‘criados à imagem e semelhança’ dos Deuses# nos motiva a procurarmos a santidade e que, constantemente, “[façamos] todas as coisas para a glória dos Deuses” santos. (1 Coríntios 10:31) Entretanto, visto sermos criaturas biologicamente moldadas pela evolução natural das coisas, temos dificuldades em ‘seguir de perto os passos de Jesus’. Se procurarmos a santidade, Eles nos ‘dirigirão os passos’ (1 Pedro 2:21; Provérbios 16:9; Sal 17:5) Embora que eles tenham dito a respeito de nossa criação que ‘havia feito algo muito bom’, sabiam que não éramos perfeitos; Que só atingiríamos esta condição após alguns milhares de anos. (Mt 5:48) Assim, eles sabem que somos produtos da evolução: “Porque eles mesmos conhecem bem a nossa formação, lembram-se de que somos pó”. (Salmos 103:14; Gen 2:7; 3:19) Desta forma, quando Adão e Eva pecaram, os Deuses entenderam que não o fizeram por iniquidade, mas por Eva ter sido ‘seduzidaΔ por Gadrel, um Deus superiormente inteligente e poderoso. Em seguida, Eva barganhou sexo com Adão em troca de ele seguir o mesmo proceder enganoso dela. Adão ‘falhou’. (Gen 3:6, 12, 13; 2Co 11:3; 1Ti 2:14; Eno 67:6, 7) No entanto, Jeová não deixarão nossos primeiros pais na morte indefinidamente. Eles têm saudades deles e permitirão que aqueles ‘injustos’ sejam ressuscitados e que atinjam a perfeição na santidade!  Jó 14:15; At 24:15. Compare com Romanos 5:13-21.
   Fomos declarados justos diante dos Deuses. Embora que nossos primeiros pais não tiveram tempo para atingir a perfeição e que até a vinda do Cristo era impossível que alguém a atingisse plenamente, nós, os servos dos Deuses que vivemos na era pós-Cristo, por termos sido agraciados com ‘abundância de benignidade’, podemos atingi-la. Afinal, Cristo nos tem ‘chamado para sermos santos’. Entretanto, embora que “à parte da Lei” de Moisés tenha sido manifestada a “justiça dos Deuses por intermédio da fé em Jesus Cristo”, há uma situação que nos impede de refletirmos a “glória dos Deuses” ininterruptamente: ‘Todos pecamos’, explicou-nos Paulo. Entretanto, graças à benignidade de nossos Deuses santos, “é como dádiva gratuita que [estamos] sendo declarados justos pela benignidade imerecida dele, por intermédio do livramento pelo resgate pago por Cristo Jesus.” (Romanos 3:21-24; Ec 7:20) Diante disso, como nos tornamos plenamente santos?
   Nascemos de novo – somos Filhos dos Deuses. Deve haver uma mudança de natureza em todos nós, se quisermos atingir a santidade plena diante de Jeová. Jesus indicou a que mudança devemos fazer ao dizer: "A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino dos Deuses." (João 3:3) Paulo explica que “o homem físico” é cego quanto às “coisas do espírito obviamente Paulo aborda aqui a nossa natureza evolutiva, que é “animalesca. (1 Coríntios 2.: 14) Tiago explicou que as ‘características animalescas’ desse “homem físico” está em oposição à “sabedoria que desce de cima” e que, portanto, esta age “contra a verdade” divinamente revelada. (Tiago 3:13-16) Desta forma, quando não se ‘amortece a natureza física’, diz o espírito, não conseguirá “nascer de novo” como ser espiritual. (Colossenses 3:5-10) Visto que nós, Testemunhas dos Deuses Santos, temos atingido um novo nascimento, fomos adotados quais Filhos espirituais dos Deuses. Sim, recebemos um 'espírito de adoção como filhos' (Gr.: hui·o·the·sí·as; lat.: a·do·pti·ó·nis fi·li·ó·rum Romanos 8:15) Não somos apenas nós quem afirma isso, mas é “o próprio espírito [que] dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos dos Deuses. Então, se somos filhos, somos também herdeiros: deveras, herdeiros dos Deuses, mas co-herdeiros de Cristo, desde que soframos juntamente, para que também sejamos glorificados juntamente. Romanos 8:16, 17.
   Fomos santificados pela Palavra da verdade. Paulo completou esse raciocínio da seguinte forma: “Desnudai-vos da velha personalidade com as suas práticas e revesti-vos da nova personalidade, a qual, por intermédio do conhecimento exato, está sendo renovada segundo a imagem Daqueles que a criou”. (Colossenses 3:9, 10) Sermos revestidos de uma nova personalidade, portanto, é sermos santificados, tornados santos, e, também, tornarmo-nos uma “nova criatura é o “nascer de novo”. (2 Coríntios 5:17, n) Todos nós, Testemunhas dos Deuses Santos, passamos por esta mudança de personalidade. Todos nascemos de novo. Não mais praticamos as obras da carne, que faz as pessoas agirem de modo animalescas umas com as outras. (Gl 5:19-21) Todos nós temos atingido um conhecimento exato da verdade no que diz respeito a compreendermos o sentido do espírito e na compreensão da verdade revelada dos Deuses. (2Pe 1:2; He 10:26) Jesus pediu em oração aos seus Pais por nós: “Santifiquem-nos na verdade: a vossa palavra é a verdade." — João 17:17.
AVANTE SANTOS VITORIOSOS
As Testemunhas dos Deuses Santos foram santificadas pela Verdade.
   Cristo não só morreu por nossos pecados, ele também foi “ressuscitado para nossa justificação.” (Romanos 4:25, Nova Versão Internacional). Termos sido ‘batizado em Cristo’ significa termos sido recriados para andarmos em “novidade de vida”, um dedicado, uma vida consagrada. (Atos 2:38; Romanos 6:4) A partir de agora não estamos "andando segundo a carne, mas segundo o espírito" (Romanos 8:1, 4). Isto constitui-nos santos, santificados, separados dos praticantes do pecado. Quer estejamos unidos às Testemunhas de Jeová, quer tenhamos vindos de outras denominações cristãs ou não, todos temos muitos motivos para nos alegrar. Fomos chamados para sermos santos pelos Deuses Todo-Poderosos e que nos deram um novo nome: Testemunhas dos Deuses Santos. Que imenso privilégios é sermos assim designados! Nós já podemos dizer que somos os santos vitoriosos dos Deuses, mas desde que ‘perseveremos até o fim’ neste modo de vida cristão. (Mateus 10:22) Há muito que fazer na obra do Senhor e desejamos que todos nós possamos nos esforçar em cumprir com nosso trabalho santo.
   Fomos ungidos com o “espírito dos Deuses santos” quais filhos dos Deuses para uma missão santa. (Daniel 4:8, 9) Que cada um persista em adquirir poder da parte dos Deuses para que consiga está à altura desse nosso novo nome santo. Quais Testemunhas dos Deuses Santos, alegremos sempre os corações de nossos amorosos Criadores, nossos Pais celestiais, Jeová. Desejamos, a cada Testemunha dos Deuses Santos: Que "os próprios Deuses de paz vos santifiquem completamente".  1 Tessalonicenses 5:23.
____________________
  # Para uma compreensão do que significou termos sido ‘criados à imagem e semelhança’ dos Deuses, tire um tempo para ler os seguintes artigos: “Fomos feitos ‘à imagem e semelhança’ de quem mesmo?”; “Se fomos ‘feitos à imagem e semelhança dos Deuses’ é natural que os busquemos!”; “Adão e Eva eram lobisomens”; “Lampejos de luz sobre a criação animada” e, também “O que podemos aprender de Adão” em a Continela de janeiro de 2012.
 Δ É muito curioso que Paulo tenha usado a mesma expressão hebraica que Enoque, “seduziu”, para descreverem o que Gadrel fez a Eva. Compare: “Tenho medo de que, de algum modo, assim como a serpente seduziu Eva pela sua astúcia, vossas mentes sejam corrompidas, afastando-se da sinceridade e da castidade que se devem ao Cristo.” (1 Coríntios 11:3) “O nome do terceiro [‘Deus-Líder de centenas, e de cinquenta, e de dezenas’] é Gadrel: ele descobriu todo golpe de morte aos filhos dos homens. Ele seduziu Eva e descobriu aos filhos dos homens os instrumentos de morte.” (Enoque 67: 3, 6, 7) Não indica isso que Paulo carregava consigo o rolo do profeta Enoque? Certamente.
  A palavra grega usada aqui por Paulo foi psy·khi·kós que no latin ficou: a·ni·má·lis e que designa a todos os animais destituídos do ‘espírito que os Deuses deram aos homens’. – Eclesiastes 12:7.
 † As Testemunhas de Jeová, por não acreditarem que Jesus seja um dos Deuses santos, se dizem 'Testemunhas apenas de Jeová', deixam de serem testemunhas também de Jesus. Revelação (Apocalipse) 17:6. Já nós, por sermos Testemunhas de todos os Deuses santos, somos testemunhas do Cristo. Assim, somos, biblicamente, mais Testemunhas que eles!