21 de julho de 2015

SEJA ESPÍRITO E ESCAPE DOS QUE O ESCRAVIZAM NA CARNE

H
Á PESSOAS de mentalidade iníqua hoje propagando uma apostasia sobre Paulo. Dizem que ele, em muitos pontos de suas cartas, apenas expunha suas ideias particulares; como se ele estivesse sob a influência da sua anterior forma de pensar e agir, a farisaica. Tais iníquos, no entanto, desconsideram que Paulo, ‘por causa do senhor Jesus, havia aceitado a perda de todas as coisas’ relacionadas ao farisaísmo, ‘e que passou a considera-las como uma porção de refugo’. — Filipenses 3:1-11, TNM.

Escreveu o apóstolo Paulo suas cartas expondo suas próprias ideias,
ou foi ele inspirado pelo "espírito dos Deuses santos"?
   O apóstolo Paulo tem sido acusado de ter emitido suas cartas aos cristãos sem a autorização ou aval do “espírito dos Deuses santos”, mais de própria decisão e espírito. (Daniel 4:8) Por exemplo, dizem que as seguintes palavras escritas por ele aos cristãos da Galácia são meras maldades farisaicas: “Ó insensatos gálatas! Quem é que vos submeteu à influência má, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi retratado abertamente como pregado numa estaca? Eu só gostaria de aprender de vós o seguinte: Recebestes o espírito devido a obras da lei ou devido a terdes ouvido por fé? Sois vós tão insensatos? Depois de terdes principiado em espírito, estais agora sendo completados em carne?”. (Gálatas 3:1-3, TNM.) Apontam que Paulo estava querendo introduzir as suas ‘próprias boas novas’ no lugar das já pregadas pelos “certos”, que estes acusadores dizem ser os 12 apóstolos. (Compare com Gálatas 1:6, 7) Seria isso mesmo? Estaria Paulo agindo tão maldosamente, querendo desviar os cristãos de Cristo? Paulo tentava restringir os cristãos de praticarem o verdadeiro cristianismo? Era Paulo um homem carnal?
PAULO PEDIA QUE FÔSSEMOS CARNAIS?
   Não, definitivamente Paulo não estava sendo mau ou restritivo demais — um fariseu — por dar tão oportuno aviso aos seus irmãos gálatas. Paulo zelava pela espiritualidade deles. Ele sabia que, se os cristãos da Galácia insistissem na prática das “obras da carne”, seriam desclassificados para ‘herdarem o reino’! Ademais, não foi apenas a esses irmãos que Paulo advertiu duramente. Em praticamente todas as suas cartas inspiradas, destinadas a todas as congregações, ele deu o mesmo aviso pungente contra as obras da carne. — 1 Coríntios 3:3; 6:9, 10; Romanos 8:7, 8; Colossenses 3:5; Efésios 4;19.

   Paulo apenas imitava seu Mestre, Jesus, que havia dito que ‘seus Pais Jeová estavam à procura de pessoas espirituais para serem Seus adoradores’. Para serem adoradores verdadeiros e herdarem as bênçãos do reino, todos os cristãos ‘teriam de ser espíritos’, havia dito Jesus. Ele explicou o motivo disso ao dizer conclusivamente: “Os Deuses [santos] são espíritos”. (João 4:21-24) O que isso significa? Paulo explicou, dizendo: “A carne é contra o espírito no seu desejo, e o espírito contra a carne”. — Gálatas 5:16; Romanos 8:5, 13.

   Longe de o evangelista João está dizendo que os Deuses “são espíritos” porque são dotados de um corpo translúcido — invisível —, está apenas destacando o aspecto da personalidade Deles todos: que eles não praticam obras carnais, ou seja, pecados e vilanias. Ademais, significa também que Eles todos não são escravos de alguma coisa ou sujeitos a algum capricho, tal como ocorre com os humanos pecadores e escravos de vários desejos nocivos. Todas as particulares coisas que torna os homens ‘carnais’ e escravos do pecado eram como o véu no rosto de Moisés, que impedia os israelitas carnais de observar as coisas do espírito. Com o véu no rosto, significava que todas as suas “faculdades mentais estavam obtusas”. Este véu — ou pecado; carnalidade; escravidão aos desejos humanos pecaminosos —, por fim, seria retirado por Cristo Jesus. Ora, mais por quê? Porque “Jeová são espíritos; e onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade. E todos nós [os israelitas], ao passo que com rostos desvelados refletimos como espelhos a glória de Jeová, somos transformados na mesma imagem, de glória em glória, exatamente como feito por Jeová: espíritos.” — 2 Coríntios 3:12-18; Romanos 11:7.
TODOS TEMOS DE SER ESPÍRITOS
   Escrituralmente, portanto, um discípulo de Cristo tem de ‘ser um espírito’, ou seja: ele precisa ‘andar por espírito e negar-se a viver pela carne’ — pecando premeditadamente, executando os desejos nocivos e sujeitando seus corações ao véu da “obtusão”, ou “práticas ímpias". (Romanos 11:25-27) O sentido dado pelas Escrituras para deixar a carne’ não é o de a pessoa morrer para que seu espírito fique livre. (Compare com Eclesiastes 12:7; Salmos 78:39.) Antes, significa que a pessoa abandona as “obras da carne” alistadas pelo apóstolo. Ele enumerou-as: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são fornicação [prostituição], impurezas, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, invejas, bebedeiras, festanças e coisas semelhantes a estas. Quanto a tais coisas, aviso-vos de antemão, do mesmo modo como já vos avisei de antemão, de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino dos Deuses". (Gálatas 5:19-21, TNM.) Depois de abandonar tais obras, a pessoa terá de praticar em sua vida os “frutos do espírito”, conforme também apontou Paulo, dizendo: “Por outro lado, os frutos do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio. [...] Os que pertencem a Cristo Jesus pregaram na estaca a carne com as suas paixões e desejos”. — Gálatas 5:22-24, Itálico nosso.

   É difícil, mas não impossível, seguir o requisito de ‘ser um espírito’ e praticar os frutos dele. Por fazer isso ‘herdaremos o Reino’! Será que, pelo simples fato de uma pessoa dizer que pratica os frutos do espírito, ele herdará o Reino e suas bênçãos? Os líderes religiosos cristãos, por exemplo, não só dizem que fazem isso, mas também se jactam de serem mais espirituais que todos os demais cristãos. Isso é mesmo verdade? Evidente que não! Vejamos por que.
OS COVARDES E MENTIROSOS LÍDERES RELIGIOSOS CRISTÃOS
NÃO HERDARÃO O REINO!
   Viver pelo espírito, evitando viver pela carne, nunca foi fácil para ninguém. Jesus comparou os dois modos de vida com duas estradas com seus dois respectivos portões. Uma era larga e que representa viver pela carnalidade. Os que andam nesta estrada passam fácil no “portão” que é “largo”. A outra estrada é estreita e os que trafegam por ali são os ‘espíritos’ — pessoas que vivem pelo espírito. Aos que andam nela, Jesus disse: “Esforçai-vos vigorosamente a entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos buscarão entrar, mas não poderão”. (Lucas 13:24; Mateus 7:13) Quem estão entre os “muitos” que “não poderão” entrar no Reino? Jesus havia dito a todos os membros do Corpo dos Governantes religionista judeu, os principais sacerdotes e os fariseus de seus dias: “Eu continuo mais um pouco convosco, antes de ir para aqueles que me enviaram. Vós me procurareis, mas não me achareis, e onde eu estou, vós não podeis ir.” (João 7:33, 34) Estas palavras aplicam-se também aos atuais líderes religiosos cristãos? Sim, pois todos os atuais líderes religiosos imitam de perto aqueles governantes religiosos! Assim como aqueles iníquos buscava matar o “Agente principal da vida”, os atuais buscam matar os que hoje andam por espírito ou os que estão querendo tornar-se espíritos. (Atos 3:15) Um dos motivos é que estes não se deixam submeter às suas arapucas armadas em forma de igrejas, templos, congregações, salões do reino e “centros de adorações”. Quais são outras razões que os impede de entrar no reino e porque isso é fácil de ser observado hoje?
Cuidado com os líderes governantes religiosos que rugem como leões,
pois eles estão à procura de quem devorá

   Os líderes religiosos ditos cristãos são “atrevidos, obstinados [e] não tremem diante dos gloriosos, mas falam de modo ultrajante” Deles. (2 Pedro 2:10, TNM.) Os “Gloriosos” (“Dignidades”, Almeida; “Seres celestiais”, NVI.) aqui mencionados são os Deuses santos Jeová. De que forma os líderes ‘ultrajam os Gloriosos’ Deuses Jeová? Primeiro eles não os reconhece como Deuses, mais dizem haver um único Deus de modo literal. Mas, veja um motivo mais explícito. Judas, seguindo a mesma linha de raciocínio de Pedro, mais acrescentando detalhes ligeiramente diferentes, expõe o principal ‘ultrajar dos Gloriosos’ por parte destes iníquos:

“Apesar disso, esses homens [...] estão se entregando a sonhos, aviltando a carne, desprezando a autoridade e falando mal dos Gloriosos. Mas, quando Miguel, o arcanjo,* teve um desacordo com o Diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um julgamento contra ele com insultos, mas disse: ‘Jeová o censure.’ No entanto, esses homens falam mal de tudo que na verdade não entendem. E, em todas as coisas que eles entendem por instinto como animais irracionais, eles continuam se corrompendo.” — Judas 8-10, TNM-R.

   Miguel é um dos Deuses santos Jeová — um dos da categoria de “Deus-de-Deuses”, pois lidera miríades de outros Deuses, os Deuses-Mensageiros —, mais nem por isso toma decisões a sós, ‘desprezando a Autoridade’ (a hierarquia existente entre todos Eles). Miguel deve obediência a outros Deuses, sobretudo ao “Antigo de Dias”, o Maioral dentre todos os Deuses santos Jeová nesta parte da galáxia.# (Daniel 7:9) Antes, levando isso em conta, Miguel disse para o Diabo, isto é, para Gadrel, que “Jeová” — todos os Deuses como grupo e agindo em união — é quem o ‘censuraria’. Têm esse espírito de humildade os líderes religiosos? Não. Eles desconsideram que o atual Antigo de Dias Júnior, Jesus, é que é o “Pastor excelente” — o ‘único Pastor’ — sobre Suas ovelhas. (João 10:11; Ezequiel 34:23) Estes homens atrevidos não o levam em conta na hora de ‘espancar três vezes’ as ovelhas de Cristo. (Números 22:21-31 — Compare com o artigo nas páginas 19 a 24 desse número de A Continela.) Agem como ‘animais irracionais’, dominando e causando prejuízos sobre os que são a “herança dos Deuses” e nem é preciso enumerar aqui as formas com que eles maltratam as ovelhinhas de Jesus. (Eclesiastes 8:9; 1 Pedro 5:3; Isaías 49:26) Entretanto, mesmo sabendo que por esses seus procederes eles ‘receberão um julgamento duro’ de reprovação, não só persistem em agir com atrevimento, mais insistem em dizer que serão os ‘primeiros a entrarem no reino’, enquanto que as ovelhas de Cristo, que eles também chamam de os “demais mortos” e de ‘grande multidão de amaldiçoados’, só alcançarão a salvação mil anos depois deles! (João 7:49; Lucas 20:47; Apocalipse 20:5, TNM.) Quanto atrevimento!

   Esses atrevidos, portanto, buscam entrar no reino a qualquer custo. Visto que eles não ‘andam por espírito, mas pela carne’, não entrarão de forma alguma! Ademais, estão divididos entre si, praticando todo tipo de ‘ciúme, rixas, brigas e desordens’. (Compare com Tiago 3:13-16.) A situação é tão absurda que eles são eternos intrigados e pronunciam maldições entre si: líderes católicos contra líderes protestantes; líderes protestantes contra líderes evangélicos; estes contra os líderes adventistas e batistas, pentecostais, e contra os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, que, por sua vez, odeiam a todos os demais e os difamam em suas publicações . . .; e o círculo se repete, incluindo a outros quem nem adianta mencionar aqui. Absolutamente, não há nada que os faça unirem-se, como Jesus indicou que deveria ser o cristianismo genuíno. — João 13:34, 35; 1 João 4:20.

   Estes líderes religionistas realmente são ‘homens que têm dominado as massas de crentes para o prejuízo destas’ e que, qual prejuízo-maior, intentam causar que todos eles não ‘herdem o Reino’! (Eclesiastes 8:9) Esses iníquos alegam conhecer intimamente a Jesus, como se fossem da família dele, ao afirmarem que somente eles é que são ungidos e ‘irmãos de Cristo’. (Mateus 12:50; Hebreus 2:12) Dizem também que somente eles é que têm o espírito santo, e que, portanto, só eles estão autorizados a ‘percorrer as páginas das Escrituras em busca do seu entendimento’. (Daniel 12:4) Jesus, por outro lado, nega categoricamente que os conheça e os encara quais “obreiros da injustiça”. — Lucas 13:26, 27, TNM.

   Visto que eles não herdarão o reino sendo carnais — ‘carne não pode herdar o reino dos Deuses’ (1 Coríntios 15:50) —, mas haverá um julgamento pesado sobre eles, os Deuses profetizam o que lhes sobrevirá de fato: “Quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos [no caso dos líderes eles são assassinos espirituais], e aos fornicadores [também os fornicadores espirituais], e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.” — Apocalipse. 21:8.

MILHÕES HOJE ESTÃO PERDENDO SUA HERANÇA NO REINO
   Os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, um dos mais fortes tentáculos do inteiro “homem que é contra a lei, o filho da destruição” — homens arrogantes e odiadores de todos os que os ‘descobrem no meio da congregação’ (2 Tessalonicenses 2:3-12; Provérbios 26:26; 1 Timóteo 5:24) —, são exímios enganadores das mentes. (Tito 1:10) Tais homens já têm ‘explorado com ganância e com palavras simuladas’ já por mais de sete décadas os seus governados. (2 Ped. 2:3) Todos os que se submetem a estes homens quais governantes, e não aos Deuses, não têm o “espírito dos Deuses santos”, e, por isso, vivem deprimidos. (Atos 5:29, 32; Hebreus 12:12) Neste estado, são incapazes de identificar de onde vêm tais sentimentos ruins, mesmo que façam longas orações e leituras das Escrituras.

   Todas as Testemunhas de Jeová, por conseguinte, correm sérios riscos de ‘não herdarão o Reino’! Elas seguem de perto a tudo o que os do Corpo dos Governantes lhes mandam — 'quer isso faça sentido, quer não' , e não ao que os verdadeiros Governantes, os Deuses Jeová, pedem que façam! São cristãos que vivem por espírito — são espíritos — e que atingiram a perfeição, mais se submetem aos atos cruéis de seus líderes mais que aos verdadeiros Líderes de suas almas, os Deuses santos Jeová. (Mateus 5:48; 1 Pedro 1:16) Quão lamentável tudo isto tem sido! Por seguirem aos do apóstata Corpo de Governantes, as Testemunhas infelizmente têm andado “segundo o governante da autoridade do ar, o espírito que agora opera [nestes] filhos da desobediência”, ‘comportando-se em harmonia com os desejos da carne, fazendo as coisas da vontade da carne, quais filhos do furor’. — Efé. 2:2, 3.
As Testemunhas de Jeová são pessoas boas, limpas, santas, perfeitas e,
definitivamente, são espíritos. Entretanto, parecem mais predispostas a
'obedecer aos seus governantes religiosos que aos
verdadeiros Governantes, Jeová'

   Os apóstatas líderes religiosos ditos cristãos, aproveitando das fraquezas espirituais do povo de Jeová, há muito têm ensinado que ninguém dentre elas, mas apenas eles e alguns outros gatos-pingados amiguinhos Seus, é que herdarão o Reino. Que todos os nossos irmãos que se encontram neste tipo degradante de escravidão, subservientes a homens maus e impostores, consigam escapar para a liberdade da Lei do Cristo, onde não se exige jamais que eles sejam ‘obedientes mais a homens que aos Deuses’ e onde eles poderão tornar-se espíritos livres do jugo iníquo destes homens animalescos.
_____
  * Miguel é aqui chamado de “o arcanjo” — singular —, não por ser o único arcanjo existente. Antes, é para destacar que somente este arcanjo era responsável por liderar a nação de Israel, enquanto que os outros lideravam outras nações. Neste sentido, por liderar a nação cujos Deuses eram Jeová, Miguel era “um dos mais destacados Príncipes”, ou Arcanjos. — Daniel 10:13; Enoque 9:1; 61:10; 71:3.
  # Veja as páginas 14 a 17 de A Continela de janeiro a abril de2015.


Nenhum comentário: