21 de dezembro de 2015

O HOMEM FOI FEITO “UM POUCO MENOR QUE OS DEUSES”, OU “ANJOS”!

N
UMA REUNIÃO santa no Feice Buque, tive a seguinte conversa com uma irmã, Karine Fortes, que defende a existência de um único Deus de forma literal. Segundo a irmã acreditava até hoje, o texto de Salmos 8;5 dizia que ‘o homem foi feito um pouco menor que Deus’, pois é assim que ela ler na sua tradução da Bíblia comum. Mas qual a verdade por trás desse misterioso Salmo?

  Leia na íntegra e, depois, considere a reunião que levou a irmã a decidir-se entre acreditar nas Escrituras ou continuar defendendo o sistema religionista que lhe ensinou o que ela sabe. Com qual dos dois você acha que a irmã ficará? Descubra, lendo a conversa abaixo. No final, indague a si mesmo de que lado ficaria numa situação dessa, se continuaria um fiel engaiolado e bitolado, defendendo conceitos inventados pelos apóstatas gaioleiros religionistas, ou se debandaria de sua jaula religiosa, desprezando os seiteiros dali mais ficando do lado do apóstolo. Você decide!

“Que é o homem mortal para que te lembres dele,
E o filho do homem terreno para que tomes conta dele?
 Também passaste a fazê-lo um pouco menor que os semelhantes a Deus,
E então o coroaste de glória e de esplendor.” — Salmos 8:4, 5, Tradução comum da Bíblia, TNM.

“Que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?   

Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.” — Salmos 8:4, 5, Tradução comum da Bíblia, JFA.















Andrey Eisenhardt É um contexto diferente. Anjos não possuem nosso corpo carnal, o que favorece tanto o erro. Também estão em outro ambiente e em contato com o próprio Deus. Acredito que possuam livre arbítrio sim, mas o contexto é outro, deve ser quase impossível. Mas ÓBVIO que tudo não passa de achismos. São conhecimentos que não nos foram confiados.:
Curtir · Responder · 1 · 14 h

Apóstolo Tds O irmão poderia apontar dentro das Escrituras a base para Deuses com corpos "imateriais"?
Curtir · Responder · 12 h

Karine Fortes Anjos não são deuses
Curtir · Responder · 1 h

Apóstolo Tds Karine Fortes Anjos são o que, irmã?
Curtir · Responder · 1 h

Karine Fortes São anjos mesmo..

Karine Fortes Só existe 01 Deus ...

Apóstolo Tds O que dizem as Escrituras sobre os anjos? Leiamos: "Também passastes a fazê-lo [ao "homem"] um pouco menor que os Deuses [Heb.: me·’elo·hím; TLXXSyVg: “anjos; mensageiros”], E então o coroaste [o "homem"] de glória e de esplendor." - Salmos 8:5, TDS.

Karine Fortes SALMOS Cap. 8
4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.
6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
Bíblia Sagrada - (Mobidic)

Karine Fortes Onde fala de anjos aqui ?? Davi está se referindo ao homem , que Deus criou na condição abaixo de Deus. . ( e não de deuses )
Curtir · Responder · 45 min · Editado

Apóstolo Tds "Há muitos Deuses", disse Paulo. (1Co. 8:5) Mas, também é verdade que 'só existe um Deus', pois, afinal, 'todos eles são um' no sentido de estarem unidos. É como um casal. Sabemos que são duas pessoas literais, mais que, para as Escrituras, um homem e uma mulher num casamento 'são apenas uma só carne'. (Mt. 19:5, 6) Desta forma, entendemos que eles são "um" apenas no sentido de união. Jesus disse que ele 'e os Pais dele são um porque estão unidos'. (João 17:21) No mesmo contexto ele faz pedido para que todos os bilhões de discípulos dele também alcancem essa união, para que todos 'sejam apenas um, assim como ele e seus Pais são apenas um'. (João 17:22) Pergunte-se: De que única maneira podem mais de 2 bilhões de cristãos hoje 'tornarem-se apenas um'? Evidentemente que a resposta é simples: Isso somente pode ser possível se for no sentido de união. Assim, Jesus quer que nós sejamos "um" não somente entre nós, mais também 'um com ele e os Pais". Nova pergunta: quando formos 'um com Jesus e com os Pais' significará que também somos Deuses? É evidente que há algo de errado nas crenças de que literalmente só existe um Deus. Só existe uma forma de entendermos essa singularidade: aceitarmos o que as Escrituras dizem e não o que elas não dizem. Desta forma, depois de ter dito que "há muitos Deuses" num sentido literal, Paulo então recorreu à crença simbólica de que todos eles estão tão unidos que são apenas um. É por isso que disse novamente: "Para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele." - 1Co. 8:6, Bíblia comum.

Apóstolo Tds Karine Fortes Abaixo de Deus não. Abaixo dos Deuses pois o hebraico ler-se 'Elohim, como mostrei. As Bíblias comuns, desde a Septuaginta, como mostrei, atribuem este texto aos "anjos".

Apóstolo Tds A irmã acha mesmo que o Salmo 8:5 não fala dos anjos, chamando-os de Deuses? Ainda acha que é sobre homens que se refere o espírito?

Karine Fortes Rsrsrsrs..... vou repetir que essas interpretações estão todas erradas a respeito do evangelho.. Você se contradiz muito . Se vc diz seguir a Bíblia , deve procurar interpreta - la de forma correta . Essa sua seita não condiz com a verdade de Jesus. Procure estudar a Bíblia direito , não está dando pra debater com vc . Você está falando de uma coisa que não existe na Bíblia e não tem como haver entendimento aqui entre nós.

Apóstolo Tds Só diga, irmã: O Salmo 8:5 compara o homem como estando 'um pouco abaixo de Deus' ou 'um pouco abaixo de anjos'?
Curtir · Responder · 30 min · Editado

Karine Fortes Vc leu o nome ANJO nesse versículo de salmos , por acaso ? NÃO , porque Davi está falando do homem e não de anjos. Então não tem porque inventar sentidos e interpretações onde não existe.
Curtir · Responder · 30 min · Editado

Apóstolo Tds A irmã só não acredita em mim porque sou um apóstolo do nosso tempo. Mas e se um apóstolo dos tempos de Cristo viesse e dissesse para a irmã acreditar no que eu estou dizendo? Será que a irmã então acreditaria no que digo?

Karine Fortes Não acredito porque não é o que está escrito na Bíblia. Não tem nada a ver com a sua pessoa

Apóstolo Tds Mas e se um apóstolo dos tempos de Cristo viesse e dissesse: "Irmã, o texto realmente fala dos anjos, como meu coapóstolo aqui tá falando". A irmã acreditaria?

Apóstolo Tds Vou mudar a pergunta, visto que a irmã se nega a responder: A irmã crer no que disseram os apóstolos?

Karine Fortes Não porque eu sei ler um texto e interpretar..É só ler !!!! Nele está falando do homem que Deus criou na condição abaixo de Deus (o único Deus que há ) e que Deus o revestiu de glória e deu a ele o domínio sobre todas as coisas aqui na terra .. (isso no início da criação ) . No texto não cita a palavra ANJO , não fala nada sobre eles . É só ler e entender o texto. Nao precisa nenhum apóstolo me dizer o contrário .

Apóstolo Tds Será que deveria eu ficar aqui esperando um dia inteiro para obter uma resposta da pergunta que fiz? É só dizer sim ou não. Se acreditaria num apóstolo dos tempos de Cristo, diga que sim. Caso não, diga que não. Porque a enrolação?

Apóstolo Tds Algum irmão aqui poderia responder a essa minha simples pergunta, para que essa santa reunião prossiga dando seus frutos?

Karine Fortes Eu já respondi . Eu não acreditaria num apóstolo que ensina a Bíblia de forma errada , só porque se auto-denomina apóstolo . O que faria eu acreditar nele seria o fato de ensinar a Bíblia de forma correta.

Karine Fortes Os apóstolos de Cristo não ensinaram isso que vc está tentando passar aqui não.

Apóstolo Tds Pronto. Tão simples a resposta e tanto medo de responder. Parabéns pela coragem. Acabo de solicitar a presenta de um apóstolo daquela época e ele disse que vai dá seu entendimento do assunto aqui em pauta. Ele está se 'levantando do receptáculo onde se encontra e já está vindo'.

Karine Fortes Rsrsrsrs. ...um apóstolo da época virá aqui. ???

Apóstolo Tds Olá, irmã Karina. Me Chamo Paulo e já fui um perseguidor dos cristãos. Me arrependi e fui declarado justo no nome do nosso Senhor e, depois disso, recebi o espírito dos Deuses santos para dá o entendimento da verdade das Escrituras a todas as pessoas do mundo. Sobre a disputa de vocês dois aqui, sugiro que escute meu coapóstolo, o Apóstolo TDS, pois ele tem o espírito como eu. Sobre a questão se foi aos anjos ou a Deus que o salmos 8:5 disse, eu tenho o seguinte a dizer a vocês: "Pois, não é a anjos que ele sujeitou a vindoura terra habitada, da qual estamos falando. Mas, certa testemunha [o salmista no Salmo 8:5] deu prova, em alguma parte, dizendo: 'Que é o homem para que te lembres dele, ou o filho do homem, para que tomes conta dele? Tu o fizeste um pouco menor que os anjos; de glória e honra o coroaste e o designaste sobre as obras das tuas mãos. Sujeitaste todas as coisas aos seus pés.' Ora, ao lhe sujeitar todas as coisas, Deus não deixou nada que não lhe fosse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele, mas observamos a Jesus, que havia sido feito um pouco menor que os anjos, coroado de glória e de honra por ter sofrido a morte, para que, pela benignidade imerecida de Deus, provasse a morte por todo homem." - Hebreus 2:5-9, Bíblia comum.

Karine Fortes Jesus um pouco menor que os anjos ??? Rsrsrsrs... vou parar aqui . Você realmente não entende nada sobre o Evangelho... Não entendo a dificuldade de entender e interpretar um texto simples que nada fala sobre anjos .

PS.: A Conversa poderá se estender ainda mais  e você poderá contribuir com essa reunião santa! Assim, caso queira acompanhá-la, este é o endereço eletrônico:

https://www.facebook.com/groups/1450480938543045/permalink/1658924361032034/?comment_id=1660594770864993&reply_comment_id=1660823617508775&notif_t=group_comment_reply



12 comentários:

Vigilante disse...

Você sabe que não deve levantar alguém de seu receptáculo.

Unknown disse...

Prezados, no texto de Gênesis (no diluvio) quando fala dos Benai Elohim está se falando dos anjos, não podemos inventar nada, os anjos são deuses, é o que está escrito. anjo que dizer mensageiro, e deus ou deuses significa poderoso ou forte. o titulo deus, se refere de maneira adjetivada a natureza dos seres. Quando temos um filho, não se pergunta de que natureza é, pois é de natureza humana. humanos geram seres humanos, assim como animais geram animais. cada um tem a sua propria natureza. os anjos são da mesma natureza que a de Deus. Por isso que o senhor disse que eles podem ver a face de Deus,(literalmente)pois são da mesma natureza que a de Deus, e também disse por Paulo que carne e sangue não pode entrar lá, pois não é da mesma natureza. Certa vez quando o senhor respondeu aos fariseus, e ele disse: Não está escrito: vós sois deuses? os juízes do passado qualitativamente são chamado de deuses, pois eram fortes ou poderosos, mas não eram da mesma natureza da de Deus, os anjos com certeza é que são, pois além de fortes e poderosos, eles tem a mesma natureza, a natureza DIVINA. contudo, ter a mesma natureza não é ter o mesmo poder, só há um que é maior e mais poderoso de todos, pois ate os anjos estão divididos em classes, ou poderes.

Apóstolo TDS disse...

Irmão Fabrício, anjos é o que todos os Deuses são quando em missão de 'levar alguma mensagem a algum humano'. Anjos não é o que eles são, mas o que fazem a pedido ou a serviço de um Deus hierarquicamente superior a si.

Qualquer um dos bilhões de Deuses pode ser um anjo, mas todos os anjos são Deuses.

Há anjos dos Deuses santos e há anjos dos Deuses não santos, ou Satãs.

Todos são Deuses e todos têm maior ou menor grau e poder - não importa o quão pequenos são aparentemente em poder, podemos ter a certeza que o menos poderoso dentre eles são inimaginavelmente mais poderosos que nós humanos, pois possuem tecnologias muito além das nossas.

Podemos ilustrar o poder de cada um deles por olharmos para nós mesmos. Um juiz humano tem poder de decisão sobre muitos humanos errantes e sua comarca, mas se ele mesmo se deparar com um assaltante armado num beco, positivamente seu poder de nada servirá - o bandido pé-de-chinelo tem uma arma e isso lhe garante maior poder naquele momento.

Todos os Deuses são poderosos, mas se bobearem, outros menos poderosos podem 'passar-lhe a perna'. Foi isso o que Gadrel, Azazel e outros Deuses sob sua liderança, como o Deus Jecum, tentaram ao longo dos quatro mil anos que precederam aos dias de Jesus. Eles tentaram 'tomar o poder pela força e pelo ato usurpador' e até convidaram o Deus que mais tarde veio ao mundo dos humanos como o mero homem Jesus, mas esse recusou - por duas vezes, inclusive: uma no Éden e outra quando humano. - Veja Filipenses 2:5, 6; Mateus 4:8-11.

Por fim, parabenizo ao irmão por ter aprendido que os "Benai Elohim", isto é, os "Filhos dos Deuses" mencionados no Gênesis capítulo 6 são mesmo Deuses, pois possuem a mesma natureza que todos eles. Assim também são os mencionados como Vigilantes, Guardiões, Santos anjos e até aquele "jovem" que participou da limpeza do túmulo de Cristo pós ressurrecto.

Apóstolo TDS

Unknown disse...

O entendimento está correto mas o faltou os argumentos apropriados.
Primeiro em várias versões:
Almeida Revista e Corrigida 2009
Salmos 8:5. Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.
Almeida Revista e Atualizada 1993
Salmos 8:5. Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
Nova Almeida Atualizada
Salmos 8:5. Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
Nova Versão Internacional — NVI
Salmos 8:5. Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.
Nova Versão Transformadora — NVT
Salmos 8:5. E, no entanto, os fizeste apenas um pouco menores que Deus e os coroaste de glória e honra.
Kink James Atualizada
Salmos 8:5. Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra.
Almeida Corrida Fiel
Salmos 8:5. Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
LTT — Bíblia Literal do Texto Tradicional
5 Pois por um pouco O fizeste menor do que os anjos , e de glória e de honra O coroaste.
E agora?
1- Nesse texto, a Palavra de Deus diz que Deus fez o homem um pouco menor do que Deus, ou um pouco menor do que os anjos?
Vamos fazer hermenêutica:
Primeira análise
Vamos ver o significado da palavra no hebraico original traduzida por anjos, ou Deus.
Salmos 8.5
‎וַתְּחַסְּרֵ֣הוּ
‎[מְּ֭עַט [מֵאֱלֹהִ֑ים
‎וְכָב֖וֹד וְהָדָ֣ר תְּעַטְּרֵֽהוּ׃
Palavra entre colchetes:
‎מֵאֱלֹהִ֑ים — [mê-e-lo-him]
Essa formação vem da palavra original
‎אֱלֹהִים [El-o-heem] — Elohim — Elorrim.
Que, segundo os Strong, pode ter os seguintes significados:
1- God — Deus — mas em número plural. Seria Deus Plural ou Deuses.
2- Governantes (homens)
3- Juízes (homens)
Êxodo 21.6; 22.8; 1 Samuel 2.25 — a palavra traduzida para juízes é Elohim.
Êxodo 21:6. Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.
4- Representantes Divinos em lugares sagrados (homens) ou refletindo Poder e Majestade divinos (anjos).
5- Seres sobre-humanos — Anjos.
….
Após concluir a nossa análise textual, receio que não chegamos a uma conclusão. Pois a Palavra original tanto pode significar Deus, deuses, governantes, juízes, seres celestiais, e anjos.
Afinal, Deus fez o homem pouco menor do que Deus, ou pouco menor do que anjos?
Ainda não temos um bom argumento, pois verificamos que a Palavra Elohim pode ser atribuída a vários significados, inclusive Deus ou Anjos.

Unknown disse...

Então, precisamos seguir na nossa análise hermenêutica…
Segunda análise
Vamos analisar o contexto lógico do texto.
Observando toda a perícope (Salmo 8.1–9.
1- Vemos que se trata de um cântico de Adoração e de exaltação a Deus.
Embora esses texto fale sobre o homem, o foco desse texto não é exaltar o homem, mas exaltar a Deus.
2- Os versículos 1 ao 3 o salmista (Davi) está exaltando a Deus.
3- Depois de exaltar a Deus, o Salmista inspirado, faz um contraste entre Deus e o homem:
Salmos 8:3. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;4. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
Aqui há frases que colocam Deus no seu Lugar de Adoração e de Exaltação, e colocam o homem no seu lugar de mortal, que não é nada comparado a Deus.
O texto diz:
Quando vejo a Grande Obra de Deus… o que é o homem mortal para que O Deus tão grandioso se lembre dele?
Nesse ponto o Salmista claramente retrata a Grandiosidade de Deus e a insignificância do homem para ….
… no próximo versículo, reconhecer que, no entanto, Deus honrou o homem.
4- Salmos 8:5. Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.
Por ter a palavra “menor”, fica a impressão de que esse texto está diminuindo o homem. Mas isso não é verdade. O texto está dizendo que, embora, comparado a Deus o homem não seja nada, o homem foi feito GRANDE… menor apenas do que ANJOS.
Aqui, e nos versos seguintes 6–8, o salmista, ou seja, a Palavra de Deus fala da Glória e da Honra com que Deus coroou o homem — sua criação — Deus deu ao homem domínio — governo — autoridade — sobre toda a criação. Aqui há uma clara referência a Gênesis 1.26–28.
Mas, não temos ainda, nada que garanta inquestionavelmente que o texto diz que o homem foi feito um menor do que Deus, ou um pouco menor do que anjos.

Unknown disse...

Ainda….
Olhando o texto com atenção, vemos que o salmista se refere a Deus na segunda pessoa (Tu). O salmista está se dirigindo a Deus, em um diálogo. O salmista está conversando com Deus.
Versículo 1: “Oh Senhor … quão admirável é o teu nome…. puseste a tua glória”
Versículo 2: “Tu suscitasse força … por causa dos teus adversários…”
Versículo 3: “… vejo teus céus…”
Versículo 4: “… para que te lembres…”
Versículo 9: “… quão admirável é o teu nome…”
Segundo essa simples lógica, penso que se o salmista quisesse se referir a Deus nesse versículo 5, ele teria seguido a mesma narrativa e diria algo parecido com:
Salmos 8:5.
Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que a Ti e de glória e de honra o coroaste.
E não…
Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
Nesse diálogo, quando o salmista usa a expressão Elohim, pela lógica desse texto, é plausível entender que ele está se referindo a outro ente que não é o próprio Deus. Nesse caso “anjos” — dentre os outros possíveis significados — é uma boa tradução.
Mas não para por aí. Vamos ver uma evidência externa.
A Septuaginta.
Acredito que são dignos de certa atenção os eruditos judeus que fizeram essa famosa tradução para o grego nos tempos do domínio grego sobre o mundo conhecido.
Bom, na Septuaginta, essa expressão mê-e-lo-him — foi traduzida para Anjos.
Todos esses argumentos são interessantes e até convincentes, mas, ainda passíveis de questionamentos.

Unknown disse...

Mas, há um último argumento que me convenceu.
Trata-se de nossa terceira Análise Hermenêutica.
Existe um princípio hermenêutico que diz que Escritura Sagrada interpreta Escritura Sagrada.
Seria muito convincente se tivéssemos um outro texto da Escritura Sagrada, onde esse mesmo Salmo fosse citado, e outro escritor da Bíblia, inspirado por Deus, escrevendo em outra língua, traduzisse essa palavra Elohim para Deus. Aí teríamos a certeza de que a tradução correta para essa expressão nesse texto é Deus. E ponto final, questão resolvida.
Mas aí seria pedir demais não?
Claro que não.
A Palavra de Deus linda. E Ela sempre nos ajuda a entendê-la.
Graças a Deus, que nesse caso, nós temos esse texto correlato.
Vamos ver?
Hebreus 2.5–9 (ARA)
Faço questão de colocar a Almeida Revista e Atualizada, pois essa mesma versão traduziu “Elohim” no Salmo 8.5 para “Deus”. Vamos ver Hebreus 2.5–9 nessa mesma versão.
Almeida Revista e Atualizada 1993
5. Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;6. antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?7. Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos].8. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;9. vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.
Opa!!! A mesma versão ARA colocou a tradução “anjos” no mesmo Salmo citado aqui, mesmo tendo traduzido lá nos Salmos — o mesmo texto — a mesma frase — para “Deus”.

Unknown disse...

Veja:
Almeida Revista e Atualizada 1993
Salmos 8:5. Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
Porque eles fizeram isso?
No mínimo é incoerente. E a culpa da incoerência não pode ser da Palavra de Deus, pois a Palavra é Íntegra, Perfeita, Inerrante.
O problema deve estar na tradução — ou do Salmo ou desse texto de Hebreus.
Vamos ver:
Antes de iniciarmos a Análise do significado original vamos entender algo importante.
1- A carta aos Hebreus é a Palavra de Deus. Esse texto é Santo. Foi escrito por um homem inspirado por Deus.
2- Nesse texto o escritor cita claramente o Salmo 8.4–5.
“alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo…”
Esse “alguém”, com certeza se refere ao Salmista que escreveu o que ele cita em seguida.
Hebreus 2:6. antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7. Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos].
Assim, vemos aqui o texto da Palavra Inerrante de Deus, no Novo Testamento, citando o texto da mesma Palavra inerrante de Deus no Velho Testamento.
Se, no Velho Testamento (Salmo 8.5) ficou alguma dúvida se Elohim se refere à Deus ou a Anjos. Nessa citação desse mesmo texto no Novo Testamento (Hebreus 2.6–7) nos dará a certeza do significado de Elohim, uma vez que essa citação foi feita por um homem que com certeza conhecia muito bem o texto original dos Salmos, e além disso, esse escritor de Hebreus é inspirado pelo mesmo Espírito Santo que inspirou o Salmista.

Unknown disse...

Assim…
Da mesma forma que fizemos no texto do Velho Testamento, vamos ver a palavra original, agora no grego, a qual foi traduzida para “anjos” nesse texto de Hebreus.
Vamos ver se, nesse caso, essa palavra pode significar “Deus”.
Vamos ao texto original de Hebreus 2.7 e Hebreus 2.9:
Textus Receptus.
7. ηλαττωσας αυτον βραχυ τι παρ [αγγελους] δοξη και τιμη εστεφανωσας αυτον και κατεστησας αυτον επι τα εργα των χειρων σου
9. τον δε βραχυ τι παρ [αγγελους] ηλαττωμενον βλεπομεν ιησουν δια το παθημα του θανατου δοξη και τιμη εστεφανωμενον οπως χαριτι θεου υπερ παντος γευσηται θανατου
Palavra destacada entre colchetes:
αγγελους [anguelous]
Significados (Strong)
Um Anjo, mensageiro, um mensageiro de Deus.
Pode significar um mensageiro de Deus humano.
Em nenhum momento, há nada se referindo a αγγελους [anguelous] como significando Deus.
Vamos às conclusões:
1- Para mim, está muito claro que o escritor de Hebreus está claramente citando o Salmo 8.4–5.
2- O Escritor de Hebreus ou seja, A Palavra de Deus, está citando Salmo 8.4–5 e usando a Palavra αγγελους [anguelous] — ANJOS — no texto.
Ou seja, a própria Palavra de Deus está interpretando a Si mesma — Essa é a melhor Hermenêutica — A Palavra de Deus está traduzindo o texto do Salmo 8.4–5 (em hebraico) para o grego em Hebreus 2.6–7.
A Palavra de Deus — tanto em Salmos 8.4–5, como em Hebreus 2.6–7, está afirmando que Deus fez o homem um pouco menor do que os Anjos e não um pouco menor do que Deus.
Para finalizar essa argumentação, temos ainda a continuação desse texto de Hebreus 2.
Hebreus 2:9. vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.
O texto bíblico diz que Jesus, por um pouco, foi feito menor que os anjos.
Aí sim, parece que ficou estranho…
Mas não… não tem nada de estranho na Santa Palavra de Deus.
O texto está falando do filho de Deus,Jesus Cristo vir a terra como homem. E como afirmado anteriormente (no verso 7 de Hebreus 2 e no Salmo 8.5) da mesma forma que todo homem foi feito pouco menor que os anjos, Jesus quando desceu a terra, sendo feito semelhante ao homem, foi feito pouco menor que os anjos. E o próprio texto explica o que quer dizer ser um pouco menor do que os anjos.
Vamos ver:
[…] aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.
Jesus foi feito um pouco menor do que os anjos — ou seja, foi feito homem mortal — por causa do sofrimento da morte. Jesus precisava provar a morte, e isso são limitações humanas. Anjos não morrem, não são mortais como o homem.

Unknown disse...

Esse último versículo explica porque o texto está dizendo que os homens, inclusive Jesus (em sua humanidade) são feitos um pouco menor do que os anjos. Porque os anjos são seres celestiais, sobrenaturais, sem as limitações naturais que os homens possuírem. Note que em Salmos 8 essa realidade limitada do homem é declarada, quando no verso 4, o salmista pergunta: “que é o homem para que dele lembres?”. Isso não fala de inferioridade hierárquica. Mas fala de constituição, de natureza física.
Sendo assim, além das evidências gramaticais, textuais e contextuais; Além das evidências externas, como a Septuaginta; E fechando com a Excelente e inquestionável interpretação do Escritor Inspirado de Hebreus (Bíblia interpretando Bíblia), eu estou convencido de que em Salmos 8.5. — A Palavra de Deus — diz que Deus fez o homem um pouco menor do que os anjos. E isso não diminui a Honra e a Glória com que Deus nos corou quando nos criou; Honra e Glória tão claras no texto sagrado, que diz que Deus nos fez a Sua Imagem e Semelhança e para dominar sobre a sua criação

Anônimo disse...

A hermenêutica textual está correta, porém, o homem é a coroa da criação e em Gênesis 1:26-27 fala q o homem é a imagem e semelhança de Deus, e nenhum texto fala q anjos são a imagem de Deus. Outra questão deuses são ídolos levantados por homens este é o contexto do texto de Paulo. Falar que Jesus é menor do q anjos é não entender o todo até pq a palavra diz q ele poderia dar ordens aos anjos de seu Pai, sendo assim o texto estaria se contradizendo quando fala q Jesus é menor, como poderia ser ele menor se o título dele é Senhor? E se ele mesmo deu a vida e a tomou de volta segundo o mandato de seu Pai - João 10:17-18… ABRAÃO se encontra com três anjos mas um era Anjo com letra maiúscula e a este o adorou - claro que era uma Cristofania… portanto, quando Jesus morre e ressuscita ele é glorificado e sobe c a matéria que o homem terá e quando o virmos saberemos como ele é e assim também seremos com o corpo q receberemos. Quanto ao salmo 8 - Elohim de Gênesis 1:1 q é o criador está escrito no plural obviamente fazendo menção aos três Pai, Filho e Espírito Santo daí o motivo de ser usado no verso 26 a primeira pessoa do plural “façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. É isto fica claro que o homem tem uma promessa de governar sobre tudo q há na terra como Cristo governa e governou - salmo 8 fala da grandeza de Deus como criador e na pequeneza do homem como falho (adâmico) até que veio aquele q sendo Deus não usurpou ser como Deus - e jamais ele foi menor q qq um. Mas para alguém ou a segunda pessoa que é Deus mas se humilhou pq se tornar homem saindo da sua glória é se apequenar para nos tornar como ele para poder assim ter morte e morte de Cruz. Deus nos fez por algum tempo um pouco menor do q Ele (Deus) até q se complete a promessa da volta de Jesus - e o termo em Hebreus q o mais provável autor foi Paulo se trata de questão de tradução pq a qq um que tem grandeza pode ser Chamado de anjo mas não de Anjo - pq este só Jesus em suas aparições no antigo testamento. E não se esqueçam q Jesus não deixou de ser mensageiro pelo contrário se ele era Filho do Homem ou Filho de Deus foi para trazer a mensagem do Pai onde este deveria ser conhecido não como Deus mas em sua paternidade. E Benai Elohim é traduzido como filhos de Deus quando o homem já havia caído e toda a criação se corrompeu inclusive e obviamente os anjos q caíram com satanás e assim se relacionaram com as filhas dos homens - é isso se repete com Ló quando os anjos estavam em sua casa e quiseram entrar em sua casa para se relacionarem com eles… daí SODOMA e Gomorra receberam o juízo. Creio q fica claro q os textos só apontam para o homem como quem recebeu a coroa de honra e glória e não anjos. Não sei vocês mas Jesus era o filho de Deus e todo aquele que crer em Cristo recebe o poder de ser feito filho de Deus - reafirmo ninguém pode ser maior do q Jesus se não ele não seria SENHOR… Anjos o serviram após o deserto… Não quero ser dono da verdade porém creio ser está a única vdd absoluta q NINGUÉM É MAIOR DO QUE AQUELE QUE DESCEU DO CÉU E SE FEZ HOMEM, MORREU E RESSUSCITOU E VOLTARÁ PARA SEPARAR A SUA IGREJA e portanto, quem está sentado no trono à direita do Pai e que foi visto por Estêvão é o homem Jesus que venceu o pecado e a morte - qual homem poderia fazer isto ou mesmo qual anjo? Atos 17:31 então vira um varão de branco e julgará - este é Jesus - um homem glorificado que julgará pq como diz em hebreus 2. E 4 - passou por todas as tentações e gerou graça e misericórdia para ser o nosso socorro. GLÓRIAS A DEUS PQ O HOMEM JESUS VENCEU - SÓ ESTE É DIGNO DE ABRIR O LIVRO. Nunca mais comeram a heresia de dizer que Ele é menor do q qq ser apenas se aprisionou num corpo humano para fazer o propósito ser cumprido segundo a vontade do Pai e para a Glória do Pai.

Anônimo disse...

Não é anônimo - somente o Espírito de Deus falando por meio de alguém q carece da Graça e misericórdia- Murilo Prata.